Fundador da Bemol, Saul Benchimol é homenageado com a Medalha Ruy Araújo

Por Portal do Holanda

17/09/2021 18h36 — em Amazonas

Foto: Evandro Seixas

Manaus/AM - Um dos ícones do desenvolvimento econômico, cultural e intelectual do Amazonas, o professor Saul Benchimol, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa, com a outorga da Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do legislativo amazonense. O autor, o decano do Poder, deputado Serafim Corrêa (PSB), propôs a honraria como uma “reverência”

Advogado, mestre em Economia e Sociologia, e imortal da Academia Amazonense de Letras, Saul Benchimol chegou ao Amazonas como filho de imigrantes judeus originários do Marrocos, e aqui construiu uma trajetória acadêmica e empresarial das mais brilhantes.

“Nada mais justo do que o professor Saul Benchimol ser homenageado com essa medalha, que reconhece a vida daquelas pessoas que contribuíram para o nosso desenvolvimento e o nosso crescimento”, declarou Serafim Corrêa.

“Incrível que hoje eu esteja aqui recebendo homenagem por parte da Aleam, principalmente por ser a maior condecoração dada por este Poder”, disse o professor Benchimol, em seu discurso. “Faço questão de me declarar amazonense; eu sou primeiro amazonenses e depois eu sou brasileiro”, continuou, valorizando a condecoração recebida da Casa do Povo.

Em saudação ao homenageado, o presidente Roberto Cidade (PV), destacou além da experiência acadêmica, o perfil empreendedor de Saul Benchimol, uma das lideranças empresariais mais importantes no “stado. “A Assembleia Legislativa representa o povo do Amazonas, e hoje o povo do Amazonas agradece por tudo o que o senhor fez e faz por esse Estado”, declarou Cidade.

Formado bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no ano de 1957, Saul Benchimol graduou-se em economia pela Yale University, e concluiu seu mestrado na Fullbright Scholarship, ambas nos Estados Unidos.

O imortal da AAL também é um dos fundadores do Clube da Madrugada, um dos mais importantes movimentos culturais do Estado, e atuou como professor de economia da UFAM. Junto com os irmãos Samuel e Israel, fundou o Grupo Bemol.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas