Início Amazonas Fundação Alfredo da Matta inicia ações em Caapiranga para detectar casos de hanseníase
Amazonas

Fundação Alfredo da Matta inicia ações em Caapiranga para detectar casos de hanseníase

Fundação Alfredo da Matta inicia ações em Caapiranga para detectar casos de hanseníase
Fundação Alfredo da Matta inicia ações em Caapiranga para detectar casos de hanseníase

Manaus/AM - Com o histórico do diagnóstico de 102 novos casos de hanseníase ocorridos em 2021, o Grupo Tarefa do Projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli), coordenado pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) iniciou ontem, segunda-feira, as ações no município de Caapiranga, onde ficará até 6 de maio.

No município, que é um dos oito que receberão ações do grupo este ano, estão sendo realizados procedimentos, como exames dermatológicos, consultas médicas, exames laboratoriais e preventivos, consultas farmacêuticas, de serviço social e de enfermagem, avaliação de incapacidades, adaptação de calçados e visitas domiciliares

Depois do Caapiranga, a equipe irá para São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Iranduba, Maraã e Uarini.

O diretor-presidente da Fuham, Ronaldo Amazonas, destaca que os números das ações Apeli já realizadas até o ano de 2021 reforçam a necessidade da continuidade da ação.

“Alcançamos um índice de detecção de 25,5% a mais do que foi inicialmente projetado. Com isso reafirmamos a necessidade de se manter e sustentar a realização das ações em mais oito municípios programados para o ano de 2022”, explica o diretor-presidente.

Dos 102 casos novos detectados em 2021, 19 foram em crianças de 0 a 14 anos, o equivalente a 18,6%, e 83 em adultos maiores de 14 anos, totalizando 81,4%.

Os casos foram detectados nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Lábrea, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara após um total de 27.239 procedimentos. Em relação à classificação operacional, 55 (53,9%) foram casos do tipo multibacilar e 47 (46,1%) do tipo paucibacilar.

Outras dermatoses também foram diagnosticadas durante atendimento médico, sendo as mais comuns foram escabiose (12,8%), dermatite atópica (9,2%), micoses superficiais (8,1%), dermatite de contato (3,9%) e líquen simples (3,8%).

O grupo tarefa Apeli foi criado para executar ações de controle, monitoramento e eliminação da hanseníase no Estado do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na sua composição estão equipes capacitadas em ações médicas, sociais, psicológicas, farmacêuticas, fisioterápicas, laboratoriais e de capacitação de equipes de profissionais locais nos municípios que recebem o projeto.

A Fuham, que é centro de referência em hanseníase e coordena no Amazonas o Programa de Controle da Hanseníase, leva, nesta, que é a primeira de cinco ações previstas para 2022, equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos e pessoal administrativo para realização das atividades previstas no projeto.

Entre as atividades estão a busca ativa de casos com exames de pele na população, exames de contatos dos casos dos últimos cinco anos e dos novos casos diagnosticados, avaliação de incapacidades, exames de casos de alta, tratamento dos casos, e realização de exames laboratoriais, quando necessário.

As atividades incluem ainda treinamentos em serviço para profissionais de saúde e ações educativas para as comunidades locais.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?