Início Amazonas Fisioterapeuta explica como melhorar as dores nas costas
Amazonas

Fisioterapeuta explica como melhorar as dores nas costas

Envie
Envie


 

Dores nas costas são sempre uma queixa comum de muitos trabalhadores, mesmo aqueles que permanecem sentados o dia inteiro. O que a maioria ignora é que uma simples correção na postura pode resolver o problema, explica o presidente da  Associação dos Fisioterapeutas do Amazonas,  fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier.

Xavier destaca que dentro da área da fisioterapia a técnica de Reeducação Postural Global, conhecida como ‘RPG’, é mais utilizada para revelar e corrigir os vícios de postura. “É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia como: problemas posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, sequelas neurológicas, traumáticos e doenças respiratórias”.

Uma sessão de RPG, explicou Daniel Xavier, pode revelar vícios de postura que, se ainda não provocam nenhum problema, podem incomodar bastante mais tarde. Corrigindo a postura e aliviando a tensão acumulada nos ombros, por exemplo, as dores de cabeça tendem a diminuir.

O RPG é especialmente indicado na correção postural que ainda não chega a atrapalhar a rotina, pois faz o cérebro repensar os ajustes a que ele está condicionado.  Mas assim como a fisioterapia tradicional, o RPG não trabalha apenas com dores nas costas. “O RPG ajuda o corpo a se livrar da tensão acumulada por problemas emocionais, ajusta o desequilíbrio muscular que incomoda os pacientes com labirintite, melhorando a sensação de vertigem e de tontura e até age no alívio de casos de dores de cabeça”, afirmou.

A técnica de Reeducação Postural Global tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadora de dor. Na lista de doenças que podem ser tratadas estão: lombalgia, cervicalgia, artrite, enxaqueca, lordose, cifose, reumatismos, torcicolo, labirintite, bursite, tendinite, pés planos e cavos, joelhos valgos ou varos, joanetes, escoliose, dores cervical e dorsal, hérnia de disco, labirintite, asma, entre outras.

O presidente da Assafi ressalta que o RPG é uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etária. Ela trabalha duas vertentes: a reeducação postural e as lesões articulares. O tratamento é individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. 

Siga-nos no

Google News