FIEAM comemora 54 anos e inaugura laboratórios industriais no SENAI

Ambientes modernos para o ensino/aprendizagem das áreas de solda, caldeiraria, panificação e confeitaria serão inaugurados no dia 1º pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. A solenidade será realizada às 17h, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial.
As inaugurações fazem parte da comemoração dos 54 anos da entidade, criada no dia 3 de agosto de 1960. Ao longo de mais de cinco décadas, a FIEAM luta pelo fortalecimento da indústria do Amazonas. E na busca pela elevação da competitividade da cadeia produtiva, priorizando a qualidade de recursos humanos e de espaços tecnológicos para formação profissional, a entidade, por meio do SENAI, amplia a infraestrutura de educação profissional para capacitar mão de obra industrial.

“O Sistema FIEAM exerce a missão de estimular o crescimento da indústria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do Estado, por isso temos o compromisso de oferecer a educação profissional aos setores produtivos do Amazonas. No prédio de caldeiraria e solda, contemplamos a formação de caldeireiros que até então contava apenas com a unidade Centro de Certificação do SENAI, o CEQUAL, para certificar o trabalhador que aprendeu a profissão no dia a dia, sem ter passado pela formação técnica”, explica o presidente da FIEAM, Antonio Silva.
Em Manaus, não há instituição de ensino que promova a formação de caldeireiros e que ganha um prédio com capacidade de atender cerca de 900 alunos por ano. Os cursos oferecidos no Laboratório de Caldeiraria e Solda Agostinho Freitas serão de caldeiraria e montagem industrial, traçados de caldeiraria, tecnologia de caldeiraria, tecnologia da soldagem, soldador oxigás, soldador Tig, soldador Mag, e soldador eletro revestido.

Até o ano passado, a qualificação profissional no segmento de soldas era ministrada na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, no bairro Cachoeirinha. A transferência da ocupação para o SENAI do Distrito Industrial permitirá elevar 30% das matrículas nos cursos de soldagem.
A área desocupada na Escola Waldemiro será utilizada para o aprendizado profissional de ferramenteiro de corte e repuxo e ferramenteiro de moldes, o que permitirá também a ampliação da qualificação na área do plástico e logística, possibilitando a formação de 240 alunos ano.
O Laboratório de Panificação e Confeitaria Nestor Neves terá capacidade de atender anualmente 600 alunos, um acréscimo de 41% nas matrículas deste segmento. O novo ambiente de formação profissional foi ampliado para 227 m2, recebendo maquinários e equipamentos que serão utilizados nos cursos de padeiro, confeiteiro industrial, confeiteiro de bolos artísticos, confeiteiro de doces e salgados, confeiteiro de tortas geladas, confeiteiro de tortas finas, preparador de café regional, pizzaiolo, masseiro, salgadeiro e cozinheiro doméstico.
“O laboratório Nestor Neves passou por reforma, ampliação e atualização no espaço físico, mobiliário e tecnológico, tonando-o moderno e mais adequado para capacitar profissionais do setor alimentícios, bem como, para atender a indústria com consultoria do Programa Alimentos Seguros, o PAS”, lembrou o diretor do SENAI AM, Aldemurpe Barros.

ASSUNTOS: Fieam, FIEAM laboratorio, senai, senai fiam, Amazonas