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Festival de Parintins: Procon orienta sobre compra de pacotes turísticos

Por Portal Do Holanda

24/05/2024 14h36 — em
Amazonas


Foto: João Pedro/Procon-AM

Manaus/AM - O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) divulgou orientações sobre os cuidados na hora de contratar pacotes turísticos para o 57º Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 10 de junho. A principal recomendação é estar atento às condições gerais do serviço como forma de pagamento, políticas de cancelamento e reembolso.

Segundo o diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, é necessário estar antenado para evitar condutas abusivas ao direito do consumidor, que configurem venda casada de passagens aéreas, fluviais e demais serviços para o Festival de Parintins 2024.

Outra informação é de que caso o consumidor compre pela internet ou pelo telefone ele tem até 7 dias para cancelar a contratação feita.

Dicas do Procon

Pesquisar: Antes de fazer qualquer compra, pesquise sobre as empresas que oferecem pacotes e serviços para o festival. Verifique a reputação, experiência anterior e se há reclamações registradas contra elas.

Comparação de preços : Compare os preços dos pacotes e serviços oferecidos por diferentes empresas. O preço não deve ser o único fator decisivo; a qualidade e os serviços incluídos também são importantes.

Ler o contrato: Antes de assinar qualquer contrato ou pagar por qualquer serviço, é preciso ler atentamente todos os termos e condições. Entender todas as cláusulas, incluindo políticas de cancelamento e reembolso.

Verificar a documentação: É importante se certificar que a empresa possui todas as licenças e autorizações necessárias para operar. Isso inclui licenças de turismo e registro no Procon local.

Evitar pagamentos adiantados: Evitar fazer pagamentos adiantados sempre que possível. Optar por métodos de pagamento seguros, como cartão de crédito, que oferecem proteção adicional em caso de problemas.

Solicitar recibos e comprovantes: Exigir recibos e comprovantes de pagamento de todas as transações. Isso é importante para documentar a compra e facilitar qualquer reclamação futura, se necessário.

Conhecer os direitos do consumidor: Conhecer os direitos como consumidor, especialmente em relação a serviços turísticos e pacotes de viagem. Se algo der errado, o consumidor tem o direito de exigir uma solução adequada. 

Canais de denúncias

No caso do Procon-AM, as denúncias devem ser encaminhadas para: [email protected] e indicar o contato; identificação do fornecedor (se possível CNPJ e endereço); narração dos fatos e documentação disponível.

 


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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