Compartilhe este texto

Festival de Parintins impulsiona comércio em Manaus

Por Portal Do Holanda

03/05/2025 10h29 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Mesmo com a realização da sua 58ª edição agendada para os dias 27, 28 e 29 de junho na Ilha Tupinambarana, o Festival de Parintins já está aquecendo o comércio da capital amazonense. A tradicional festa, promovida pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, atrai investimentos significativos que impulsionam o evento e geram um impacto positivo nas vendas do comércio em Manaus.

No coração de Manaus, o empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, proprietário de uma loja colaborativa que reúne produtos de diversas marcas locais, tem sentido esse aquecimento. Com o crescente reconhecimento do Festival de Parintins nos últimos anos, seu espaço tem atraído um número cada vez maior de clientes em busca de produtos temáticos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. "A gente percebe que tem gerado um impacto muito grande, financeiramente, e na visibilidade também. Temos um aumento nas vendas dos empreendedores, porque esse trabalho que a gente realiza é muito importante, porque gera emprego, renda, impacto social e sustentável", ressalta o empresário.

A loja de Igor se tornou uma vitrine para empreendedoras como Juliana Landim, de 29 anos, e Maysa Fagundes, também de 29 anos, que expõem ali os produtos de sua marca de camisetas, ecobags e lenços com temática amazônica e dos bumbás. Juliana explica que a ideia de produzir itens específicos sobre o festival surgiu em 2022, com a retomada e o crescimento do evento. "A nossa marca já tinha essa simbologia do Amazonas e do Norte. E por que não do maior festival folclórico a céu aberto do mundo? Começamos a ver o que era possível fazer com esse tema dentro da proposta da nossa marca e deu certo", comemora a proprietária. Para Maysa Fagundes, a valorização do Festival de Parintins impulsiona o trabalho de pequenos, médios e grandes empreendedores de fora da Ilha, que ganham a oportunidade de comercializar seus produtos para um público cada vez mais interessado na temática dos bois. "Ele [o festival] simboliza o nosso crescimento também. A gente vai crescendo junto com o festival e com a cultura. Lembro de quando era mais nova e não tinha esse 'boom' que tem agora. E eu acho isso maravilhoso como empreendedora e como amazonense. O boi-bumbá é o nosso carro-chefe", afirma Maysa.

Os investimentos do Governo do Amazonas no Festival de Parintins têm se mostrado um motor para a economia local. Entre 2022 e 2024, a Ilha Tupinambarana recebeu mais de 340 mil turistas durante a festa, injetando mais de R$ 438 milhões na economia. Esses números refletem o apoio do governo estadual em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos para o evento, além de iniciativas de sustentabilidade como o 'Recicla Galera' e de valorização dos trabalhadores e espaços da cidade, como o 'Workshop Bem Receber' e o projeto 'Galeria Parintins Cidade Aberta'. A movimentação econômica em Manaus, impulsionada pela busca por produtos dos bois, é um prenúncio do impacto ainda maior que o Festival de Parintins trará para toda a região.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas