Ferramentas para facilitar atendimento aos usuários
A Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas lançou o Portal da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. O lançamento contou com a presença do secretário de Estado de Fazenda, Afonso Lobo; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag; do secretário de Finanças do município, Ulisses Tapajós; e do ex-secretário de Fazenda, Isper Abrahim.
O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a emitir a NFC-e no dia 1º de março deste ano. Durante a fase piloto de implantação da nota fiscal, participaram cinco empresas: Casa das Correias, Atack, Farmabem, Mirai Panasonic e Comepi. Atualmente, mais de 70 empresas no Estado já emitem o documento eletrônico, que registra as operações do comércio varejista em tempo real e permite a consulta dos dados da nota na página da secretaria: sefaz.am.gov.br.
No novo endereço eletrônico nfce.sefaz.am.gov.br o usuário vai encontrar ferramentas que facilitarão o atendimento dos usuários dos serviços de Nota Fiscal Eletrônica. O secretário Afonso Lobo destacou que a nova ferramenta vai facilitar a vida daqueles que desejam implantar o uso da NF-e, do consumidor que, futuramente, vai poder acessar todas as informações da nota fiscal pela internet e do comerciante, que reduzirá os custos com a aquisição de equipamentos.
“Vai haver uma redução de custos importantes para os varejistas, porque não precisarão mais comprar emissor de cupom fiscal, já que basta um computador e uma impressora de cupom fiscal para fazer uso da nota fiscal eletrônica. Também vai haver a redução da emissão de nota em papel, já que será preciso apenas dar o número do CPF para consultar na internet”, detalhou.
ASSUNTOS: Amazonas, Tecnologia