Feirantes ganham palestra sobre mosca da carambola

Por Portal do Holanda

19/11/2014 6h55 — em Amazonas

 Permissionários das feiras municipais da Banana e Manaus Moderna, localizadas no Centro, vão participar nesta quarta-feira 19, de palestras de orientação sobre a Mosca da Carambola - praga perigosa e que pode trazer enormes riscos econômicos aos produtores.

A palestra será realizada nas duas feiras, por meio de parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), a Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas SFA/AM-MAPA e o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF).

Estão no foco os feirantes que trabalham diretamente com frutas e verduras. A ideia é alertá-los para que a praga não entre no Estado por meio de frutos hospedeiros oriundos de localidades que já foram afetadas com a praga, como o Pará, Amapá e, principalmente, Roraima, que desde dezembro de 2014 está com impedimento legal para transportar e comercializar frutos hospedeiros desta praga para demais unidades da federação, conforme a portaria SFA/RR n° 94.

Dentre as frutas que não podem ser transportadas por serem hospedeiras da praga, estão a manga, goiaba, laranja, carambola, jaca, abiu, tomate, jambo, caju, acerola e tangerina.

Serviço

O quê: Palestra de alerta contra a praga “Mosca da Carambola”

Quando: Quarta-feira 19

Horário: a partir das 09h

Onde: Feira da Banana e Manaus Moderna