Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Feira de tecnologia tem coletora de resíduos inteligente

Publicado

em

A Fucapi realiza, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, a XII Feira Tecnológica, o evento  considerado o maior da região Norte, acontece das 9h às 21h, no campus da instituição, localizado na avenida Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial. Com o tema "A Sociedade sob a luz da Inovação", o evento trará ao público 72 projetos com soluções tecnológicas para diversas finalidades. A entrada é franca e aberta ao público.

Uma das principais atrações desta edição é o Clube de Robótica da Escola Fucapi. Segundo o coordenador do Clube, Glauco Aguiar, será apresentada uma máquina inovadora que contribui com a coleta e reciclagem de resíduos, agilizando o trabalho das cooperativas atuantes no reaproveitamento do resíduos.

“Como o Brasil desperdiça cerca de R$ 8 bilhões/ano por não reciclar adequadamente esse material, estamos finalizando uma máquina que ajuda o trabalho das cooperativas. Trata-se de uma máquina de coleta para reciclagem de latinhas”, adiantou.

Veja Também

Como funciona a máquina

A máquina de coleta funciona com sensores infravermelhos que detectam a latinha de refrigerante ou outra bebida, após ser depositada pelo usuário. É como se fosse uma máquina que libera bebidas em latas, mas com funcionamento inverso. Ao colocar a latinha para reciclar na máquina, o usuário recebe créditos virtuais, chamados de ‘recicoins’. Essa moeda virtual servirá para trocar por benefícios e prêmios como forma de estimular a prática da reciclagem de materiais.

Para creditar essas moedas virtuais para a pessoa certa, foi desenvolvido um método de reconhecimento através de um leitor. A ideia é que o usuário passe a própria carteirinha estudantil de modo que a máquina possa identificá-lo e assim creditar ‘recicoins’ para o usuário por cada latinha depositada.

“Queremos que esses créditos possam ser trocados por benefícios úteis ao usuário como ingressos no cinema, desconto nos postos de gasolina, na conta de energia elétrica e de água, créditos na carteirinha e até desconto nas instituições de ensino parceiras”, informou.

Aplicativo mobile

Para auxiliar o usuário, foi desenvolvido um aplicativo mobile para que o usuário saiba onde estão localizadas as máquinas e para que possam saber sobre seus saldos e promoções. Aguiar declarou ainda que o objetivo deste projeto é a reeducação. “A ideia inicial é reeducar a população a reciclar por meio do método da recompensa”, frisou.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.