FDT anuncia extensão do Proidoso e quer dobrar número de núcleos
A extensão do Programa de Inclusão de Idosos no Lazer e Recreação da Fundação Doutor Thomas por mais seis meses e o estudo para dobrar o número de núcleos na cidade. Estes dois pontos foram anunciados pela diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, durante visita ao núcleo 2 do programa, o Fonte de Águas Vivas, no São Francisco, zona centro-sul de Manaus.
O Proidoso é um programa da Prefeitura de Manaus, desenvolvido por meio da Fundação Doutor Thomas, e tem como objetivo descentralizar as atividades gratuitas oferecidas no Parque Municipal do Idoso e levá-las as demais zonas da cidade, a fim de facilitar o acesso da população idosa ao esporte recreativo e lazer. Atualmente existem seis núcleos em Manaus, que atendem cerca de 600 idosos no total. Cada unidade conta com coordenadores, supervisores formados Educação Física e agentes de esporte e lazer, que promovem atividades físicas, oficinas e cursos para a terceira idade.
De acordo com a diretora-presidente da FDT, o Proidoso é uma forma de democratizar o acesso ao esporte recreativo e lazer para a população idosa de Manaus. Moutinho destacou, ainda, que a prática de exercícios físicos traz benefícios ao processo de envelhecimento e qualidade de vida à terceira idade.
“Por isso que trabalhamos, para estender o programa e ampliar para 12 núcleos em Manaus. Hoje, são seis. Com outros seis, iremos estimular a prática de atividades físicas nos bairros e facilitar o acesso, pois sabemos que muitos têm dificuldade de se locomover até o Parque do Idoso. E esse é um pedido do prefeito Artur Neto, que gosta de esportes, que faz atividades físicas e pede que haja um investimento nesse sentido”.
A coordenadora do Fonte de Águas Vivas, Sandra Lúcia Gonçalves, afirmou que mais de 80 idosos frequentam o núcleo, que fica localizado na Rua Valério Botelho de Andrade, São Francisco. Segundo ela, são realizadas atividades as segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h. “Temos uma frequência muito boa. Eles gostam de participar e estão ensaiando para apresentar a dança do café, nesta sexta-feira, às 19h, no Arraial dos Idosos, ao lado da Quadra do São Francisco”.
O servidor público federal, Sebastião Lima de Souza, disse que frequenta o núcleo com a esposa, a aposentada Valmira Machado de Souza, 64, e que não consegue mais ficar sem fazer exercícios físicos. “É muito bom. A gente sente a diferença no nosso dia a dia, na nossa saúde e disposição”.
A aposentada Maria de Fátima Monteiro, 64, afirma que além de praticar exercícios, o núcleo é um local de confraternizar e fazer novas amizades. “Sinto como se estivesse na minha juventude. Quando estou aqui, esqueço dos problemas de casa e das coisas que tenho para resolver. Aqui é só alegria”.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas