Fcecon suspende cirurgias em meio ao caos por falta de oxigênio em Manaus

Por Portal do Holanda

16/01/2021 7h59 — em Amazonas

Foto: Jander Robson / Portal do Holanda

Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) suspendeu temporariamente as cirurgias na unidade devido à dificuldade de abastecimento de oxigênio que afeta a rede de saúde.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

A FCecon está tomando todos os esforços para garantir o abastecimento de oxigênio no hospital, inclusive com medida judicial contra a empresa fornecedora do suprimento, a White Martins, com quem a Fundação tem contrato direto.

Assim que a reserva de oxigênio for normalizada, as cirurgias serão retomadas.

Endoscopia - O atendimento eletivo no serviço de Endoscopia será suspenso até o dia 31 de janeiro.

Conforme o chefe do serviço de Endoscopia da FCecon, endoscopista Marcelo Tapajós, os funcionários do setor estão entrando em contato com os pacientes eletivos, com consultas marcadas, para informar sobre a medida. Ele diz que, inicialmente, os atendimentos ambulatoriais serão suspensos por 15 dias, e, ao final do período, a situação vai ser reavaliada para decidir a data de retorno das atividades.  

Odontologia – O serviço de odontologia está reorganizando o atendimento, frente ao atual cenário da pandemia de Covid-19. Segundo a gerente da Odontologia da FCecon, cirurgiã-dentista Perla Assayag, o atendimento será de segunda a quinta-feira, priorizando os pacientes em Radioterapia e Quimioterapia, que necessitam do serviço para dar seguimento ao tratamento.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas