Compartilhe este texto

FCecon lança Observatório do Câncer no Amazonas

Por Portal Do Holanda

11/06/2025 18h31 — em
Amazonas


Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Manaus/AM- A Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) lançou, nesta quarta-feira (11), o Observatório do Câncer do Amazonas (OCA). Trata-se de uma plataforma inovadora e interativa para o monitoramento de dados oncológicos no estado.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o Amazonas está trabalhando com novas tecnologias que são importantes para contribuir na tomada de decisão. O OCA, afirma, é extremamente relevante para a gestão, ao mostrar, de forma organizada, os principais indicadores das neoplasias.

“O Observatório fortalece o Sistema Único de Saúde. E mostra a potência do Amazonas em fazer com que a informação contribua no planejamento estratégico das ações voltadas para a prevenção, promoção e redução do tempo de espera, para que possamos atuar frente às principais neoplasias”, disse Nayara Maksoud.

Através do uso de tecnologias de informação e dados de fontes oficiais, o OCA oferece uma visão detalhada e dinâmica da realidade do câncer no Amazonas.

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, avalia o OCA como “divisor de águas” na Oncologia do Amazonas. “O OCA vai justamente dissecar tudo que existe sobre o câncer dentro do nosso estado e entregar às autoridades competentes, para que isso se transforme numa arma para combatermos o câncer”, afirmou Mourão.

Foto: Evandro Seixas/SES-AMConsulta - O OCA está disponível a partir desta quarta-feira, no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br), no menu principal. Após clicar em “Observatório do Câncer”, o usuário deve escolher a opção “Painel interativo”, onde poderá navegar na plataforma.

O observatório dispõe de dados sobre incidência e mortalidade por câncer, vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), número de exames preventivos e de mamografia, além dos dados sobre a assistência oferecida pela FCecon, como número de consultas, cirurgias e internações.

O OCA permite a análise segmentada dos dados, com filtros por faixa etária, sexo, tipo de câncer e localização geográfica. “Esperamos que o OCA seja uma ferramenta que apoia decisões, baseadas em dados e em evidências, que permita um olhar macro sobre o estado e que haja reflexos na assistência prestada aos usuários”, destaca a pesquisadora Leidiane Cacciola, criadora do OCA.

Pesquisa - Qualquer usuário poderá acessar o OCA pelo site da FCecon. Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, a ferramenta é essencial para gestores de saúde, pesquisadores e profissionais da saúde, contribuindo para o planejamento mais preciso e a melhoria da assistência oncológica no Amazonas.

“Juntamos as mesmas fontes de dados oficiais numa única plataforma e de forma interativa. Conseguimos fazer de forma rápida e integrada, com a geração de gráficos. É uma ferramenta que facilita o acesso e agrega tecnologia”, disse Kátia Torres.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas