FCecon abre inscrições para a 6° edição da Jornada de Radiologia

Por Portal do Holanda

18/03/2016 12h46 — em Amazonas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, no dia 9 de abril, a 6° edição da sua Jornada de Radiologia. A atividade acontecerá na sede da unidade hospitalar – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus -, das 8h às 17h30. Paralelo ao evento, profissionais da casa ministrarão o 1° Minicurso Teórico Prático Fast: Ultrassonografia do Abdome Agudo. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa (mesmo endereço da fundação), antecipadamente.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, a iniciativa faz parte de uma ampla programação desenvolvida anualmente, voltada à capacitação e reciclagem de profissionais da unidade, considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. “Na prática, médicos, residentes, técnicos e profissionais da radiologia em geral, terão a oportunidade de se atualizar sobre as técnicas voltadas ao diagnóstico por imagem através da Jornada”, explicou.

A médica radiologista Sabrina Bianco, gerente do Serviço de Imagenologia da Fundação, explica que para a Jornada serão ofertadas cerca de 180 vagas. O minicurso, por sua vez, terá 60 vagas disponíveis. “A ideia é padronizar as técnicas de ultrassonografia em abdome agudo, quadro clínico que pode ser originário de várias patologias, entre elas, o câncer”, destacou. As abordagens serão voltadas à oncologia, com temas variados e enfoque no centro de diagnósticos da Fundação.

“O minicurso terá a duração de duas horas e será ministrado pelos cinco médicos residentes de Imagenologia e Diagnóstico por Imagem da Fundação, com o apoio de aparelhos para treinamento. Eles foram escolhidos por conhecerem e participarem da rotina hospitalar e, em especial, a do Serviço de Radiologia do hospital de referência. O curso é direcionado exclusivamente a médicos de várias especialidades, entre elas ultrassonografistas e radiologistas, e a acadêmicos de medicina”, frisou. Os residentes fazem parte de uma das especializações lançadas pela instituição de forma pioneira no Estado.

Entre os objetivos está padronizar os métodos, através de protocolo próprio criado pela FCecon para otimizar o serviço e aumentar a qualidade dos exames, facilitando inclusive a leitura para a emissão de laudos. “Também estamos iniciando o 1° Curso de Aprimoramento em Técnicas Radiológicas da Fundação, que terá a duração de oito meses e aulas uma vez na semana. Começaremos a abordagem pela física da radiação e depois seguiremos para técnicas de exame, raio-X contrastado, tomografia computadorizada e finalizaremos com mamografia”. Sabrina Bianco destaca que os participantes terão direito a certificado nas três modalidades de capacitação.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas