Falta de regulamentação do transporte aquaviário no Amazonas é criticada por deputado
O deputado estadual José Ricardo (PT) citou a Audiência Pública sobre transporte aquaviário no Amazonas na ALEAM - em conjunto com a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Casa, presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PSB)- criticando as condições das embarcações.
Uma das questões amplamente discutidas durante a Audiência, segundo o deputado, é a legislação em torno do transporte aquaviário. “Hoje não temos uma regulamentação estadual sobre o transporte no Amazonas, apesar de várias tentativas através de minutas e discussões. O Governo ainda não encaminhou para a ALEAM nenhuma proposta nesse sentido”, declarou.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Transportes Aquaviários, o deputado ressaltou o número de passageiros por mês: são 300 mil pessoas que utilizam os rios como meio de deslocamento entre municípios. Ainda segundo os dados, o parlamentar destacou que as principais reclamações dos passageiros diz respeito à condições estruturais, descumprimento da Lei de Gratuidade de Passagem aos Idosos, descumprimento de horários e a falta de habilitação aos condutores, entre outras.
Diante dos problemas apresentados na Audiência, José Ricardo anunciou que irá encaminhar um relatório da Audiência, pedindo providências do Estado, com vistas a solucionar os problemas. “Como não temos muitas estradas, o transporte aéreo é caro e quase não há aeroportos adequados, o Governo deve priorizar o transporte aquaviário, com mais investimentos e regulamentação”, afirmou.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil