Compartilhe este texto

Falso site do concurso da Semed engana candidatos em Manaus; Prefeitura se pronuncia

Por Portal Do Holanda

07/11/2025 12h51 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um site falso de inscrições para o concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus está enganando candidatos, oferecendo vagas mesmo após o encerramento oficial das inscrições, que terminou na quinta-feira (6). A página imita quase integralmente o site oficial, levando muitas pessoas a acreditar que ainda há tempo para se cadastrar.

O golpe vai além da aparência: o site informa que as inscrições vão até as 13h, horário que se atualiza a cada hora, e exige o pagamento da taxa via PIX — um método não aceito pelo site oficial, que trabalha apenas com boletos. A chave do PIX, usada no golpe, pertence a uma empresa desconhecida, não à Prefeitura de Manaus. 

Site oficial e site falso - FOTOS: PORTAL DO HOLANDA

Candidatos que desconfiaram da fraude relatam que a página é muito convincente. “É idêntico ao site oficial. Aparece primeiro no Google, tem todos os links da prefeitura, documentos e retificações. Só quando clicamos na prorrogação das inscrições, somos redirecionados para outra página dizendo que o prazo termina hoje ao meio-dia”, relatou uma candidata que percebeu o golpe a tempo. O site falso ainda coleta dados pessoais, como CPF e endereço, e pressiona os candidatos a efetuar o pagamento do PIX em até 10 minutos, sob ameaça de impedir a conclusão da inscrição. 

Em resposta ao Portal do Holanda, a Semed lamentou o ocorrido e orientou que as vítimas registrem Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), procedimento que pode ser feito online pela Delegacia Virtual (Devir). É fundamental reunir todas as evidências, como capturas de tela e links, para auxiliar nas investigações e na responsabilização dos responsáveis.

Veja nota na íntegra: 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lamenta o ocorrido e esclarece que, em todas as matérias e comunicados oficiais sobre o concurso público, o endereço eletrônico correto para as inscrições é devidamente informado. (http://www.institutoconsulplan.org.br/)

A Semed orienta que a vítima registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), o que pode ser feito de forma online, por meio da Delegacia Virtual (Devir). 

É fundamental reunir e apresentar todas as evidências disponíveis, como capturas de tela e links para auxiliar nas investigações e responsabilização dos envolvidos. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas