Compartilhe este texto

Explosão na refinaria de Manaus deixa trabalhador com 75% do corpo queimado

Por Portal do Holanda

17/08/2014 15h53 — em
Amazonas



A Federação Única dos Petroleiros (FUP) publicou na manhã deste domingo (7) em seu site uma nota onde informa que uma explosão   ocorrida na noite deste sábado, por volta das 22h50, na  Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), em Manaus, deixou um trabalhador gravemente ferido. A Petrobras, proprietária da refinaria, não negou a informação nem emitiu nota dando sua versão sobre o ocorrido. 

Antonio Rafael Santana, 24 anos teria ido realizar uma ronda para troca de turno e ao ligar o veículo, aconteceu a explosão. O rapaz está em estado gravíssimo e teve 75% do seu corpo queimado.

Um dos funcionários que não quis se identificar disse que “a Petrobras dá assistência, mas abafa esses casos. Não é a primeira vez que esses acidentes acontecem. A vida e os sonhos dos funcionários que se danem. Será que eles com tanto dinheiro, não poderiam instalar equipamentos de detecção de gás?”.

De acordo com a FUP, "a Refinaria de Manaus tem um histórico de acidentes graves envolvendo trabalhadores. Em dezembro de 2013, uma explosão feriu três operadores da Petrobras de uma só vez.  Em setembro de 2010, a técnica de operação Renata Benigno foi vítima de um grave acidente na refinaria e morreu após 10 dias de internação”.

Ainda conforme a nota da FUP, o funcionário está sendo transferido para o Hospital da Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro. Rafael é formando em Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica na UFAM e também trabalha na Força Aérea Brasileira (FAB).

A refinaria foi inaugurada em 3 de janeiro de 1957 e está localizada à margem esquerda do Rio Negro. Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobras e, atualmente, sua capacidade de processamento é de 46 mil barris/dia.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas