Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Estudantes fazem instrumento musical com madeiras caídas da floresta

Publicado

em

Aliando a preservação do meio ambiente ao amor pela música, bolsistas de iniciação científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam) estão fabricando instrumento musical a partir do reaproveitamento de madeiras caídas da Amazônia.

O projeto de pesquisa “Construindo Instrumento Musical com Madeiras da Amazônia” é desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por alunos da rede pública. O instrumento é o ‘ukelelê’, de origem havaiana, similar ao cavaquinho.



O instrumento é confeccionado artesanalmente com até cinco tipos de madeiras de demolição e árvores caídas, como o louro preto, piquiá, marupá, cedro e coração de negro. Essas madeiras são empregadas nos tampos, laterais, braços, fundos e escalas do instrumento. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Claudete Catanhede, o trabalho teve início em 2012, no município de Manacapuru (localizado a 84 quilômetros de Manaus), e tem contribuído para a socialização da ciência na comunidade.



“Nosso objetivo era somente construir o instrumento, só que o projeto foi além. A partir das construções, os alunos descobriram a paixão pela música e começaram a tocar o instrumento. Então, começamos as aulas de partituras e leituras para que fizéssemos as apresentações”, disse Catanhede.

Veja Também

O projeto de pesquisa conta com o aporte financeiro do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia do Inpa.  

Experiência ajuda a escolher graduação

Um dos participantes do projeto, o bolsista da Fapeam, Pablo Leitão, 19, desde o seu início em 2012, afirma que a experiência foi fundamental para a escolha do curso na graduação. Ele era bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Jr) e, atualmente, cursa engenharia civil no Centro Universitário do Norte (Uninorte).

“O ukulelê é composto pelo tampo, fundo, laterais, braço, escala e cavalete e tem quatro cordas. Há quatro tipos de ukulelê são eles: soprano, concerte, barítono e tenor. Nós confeccionamos o soprano e, posteriormente, faremos o concerte”, explica Leitão. 

Fotos: Fapeam/Lana Santos

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.