Compartilhe este texto

Estudantes do Amazonas são os melhores do Norte na 16ª Olimpíada de Matemática

Por Portal do Holanda

20/01/2022 10h08 — em
Amazonas


Alunos da Escola André Vidal de Araújo trouxeram medalha de ouro na Obmep / Foto Divulgação

Manaus/AM - Após um desempenho histórico, os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas do Amazonas foram os melhores da região Norte ganharam na 16ª Olimpíada de Matemática da Escolas Públicas (Obmep), ganhando 13 medalhas de ouro, 33 de prata e 126 de bronze.

Esse resultado, divulgado ontem (18) pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), é o melhor do Amazonas desde a competição do ano de 2019, quando os estudantes ganharam 10 ouros, 32 pratas e 98 bronzes, afirmou o professor Cícero Mota, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador da Obmep nas escolas da capital. Já o professor Disney Douglas, também da Ufam, é o coordenador da olimpíada nas escolas do interior.

Cícero faz questão de destacar o empenho das secretarias de educação do Estado e dos municípios, por meio de seus professores e funcionários, que se empenharam em incentivar a participação dos alunos no evento, estimulando o gosto dos alunos para o estudo da disciplina.

Na região Norte, em segundo lugar, ficaram os alunos do Pará com 3 medalhas de ouro, 22, prata e 80 de bronze, depois o Tocantins, com 2 de ouro, 18 de prata e 63 de bronze,  Rondônia com 1 de ouro, 3 de prata e 61 de bronze, Acre com 1 de ouro, 3 de prata e 60 de bronze, de Roraima,  2 de prata e 65 de bronze e Amapá, 1 de prata e 62 de bronze.

No total do país, serão entregues 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze. Mais de 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas participaram da Obmep, incluindo instituições públicas e particulares.

Nesta edição da olimpíada, houve a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação.

A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Os participantes recebem bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.

Os medalhistas que se matricularem em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Os candidatos selecionados podem realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq.

A Lista dos premiados pode ser vista pelo link: http://premiacao.obmep.org.br/16aobmep/mapa.htm


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas