Estudantes apresentam alternativa para o ensino da física

Por Portal do Holanda

23/10/2015 8h53 — em Amazonas

Exposições com categoria cientifica e experimentos tecnológicos foram a atração no I Congresso de Ciência, Educação e Pesquisa Tecnológica   organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).   Um dos projetos apresentados foi “o ensino da física com atividades práticas no ensino médio: uma abordagem experimental” do professor Jonas Oliveira, para quem os problemas encontrados no ensino das disciplinas da área de exatas se dificulta por falta de professores com formações especificas. “Existia um alto índice de reprovação nesta matéria e com o projeto já temos encontrados bons resultados”, informou o professor.

Na ocasião do congresso a equipe de cientistas júnior, que faz parte do Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Ampara A Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), levou uma maquete para apresentar ao público como funcionam as conexões elétricas nas residências, por meio da instalação de resistores que simulam os processos desenvolvidos pelas hidrelétricas, que conforme recebem o movimento da água iniciam o processo de deposito da energia em geradores estes enviam a eletricidade para o capacitor, que garante o envio e distribuição do fluido.

“Trouxemos uma maquete para demostrar como funcionam as ligações elétricas em casa com resistores paralelos, porque se fosse uma ligação em resistores em série, iriamos sofrer aquelas famosas quedas de energia que ocorrem nas residências”, concluiu Oliveira.

+ Amazonas