Estrada do Novo Remanso começa a ser recuperada
Itacoatiara (AM) - Numa parceria com o Governo do Estado do Amazonas, a prefeitura municipal de Itacoatiara recebeu recursos na ordem 6,8 milhões e iniciou as obras de recuperação dos 44 km de extensão da estrada que dá acesso as Vilas de Lindóia, Engenho e Novo Remanso.
“A estrada estava abandonada há quatro anos, se deteriorando. Nem tapa buraco se via por aqui e a mata já estava engolindo o que antes era progresso”, afirmou o agricultor José Carlos Silveira que vive da produção de abacaxi.
A comunidade de Novo Remanso, localizada na AM-010 e 202 km da capital, segundo dados do IBGE (2010), possui uma população acima de 21 mil habitantes. A produção de abacaxi e a pecuária leiteira é a atividade econômica predominante.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), em Novo Remanso, foram registradas em 2009, 389 toneladas de carne de boi e outras 162 toneladas de carne de búfalo. Os animais são abatidos em frigoríficos de Manaus e de Itacoatiara.
Já as vilas de Novo Remanso e Engenho são apontadas como referência na produção e produtividade de abacaxi, mamão, banana e pimenta para todo o interior amazonense.
Para o prefeito Mamoud Amed (PSD), asfaltar e recuperar a estrada de Novo Remanso é resgatar a qualidade de vida e facilitar o escoamento da produção advinda de toda localidade.
“O povo dessas vilas são tão itacoatiarenses quanto os que vivem na sede do município. Eles pediram e retornamos aqui pra resolver o problema da estrada”, disse Mamoud Amed afirmando que a prefeitura é um bem de todos.
ASSUNTOS: Amazonas