Estados da Amazônia firmam Acordo de Cooperação para integrar segurança e meio ambiente
Manaus/AM - A 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi encerrada na sexta-feira (9), em Porto Velho, com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre os estados participantes. O acordo visa promover uma atuação conjunta em segurança e meio ambiente, ampliando a integração entre as forças de segurança e as ações ambientais na região.
O Fórum, iniciado na quinta-feira (8), reuniu governadores e representantes em Porto Velho, Rondônia, com foco no desenvolvimento socioeconômico e sustentável da Amazônia. O secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que representou o governador Wilson Lima, destacou que a cooperação permitirá um combate mais eficaz aos crimes ambientais e uma operação mais coordenada entre os estados.
Nesta edição, foi celebrado o quinto aniversário do Consórcio dos Estados da Amazônia Legal e realizada uma compra conjunta de itens para as Secretarias de Segurança Pública, economizando mais de R$ 60 milhões através de licitação internacional.
Além de Marcos Rocha, governador de Rondônia, participaram do encontro os governadores Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Carlos Brandão (Maranhão), Antonio Denarium (Roraima) e Wanderlei Barbosa (Tocantins). O secretário Mauro O’ de Almeida representou o governador Helder Barbalho do Pará.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, fundado em 2019, busca impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio de políticas e estratégias comuns entre os nove estados da região amazônica.
ASSUNTOS: Amazonas