Estado e Municipio se unem para inibir desodem em balneário de Manaus
A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram as medidas de segurança na praia da Ponta Negra, zona Oeste, durante o último fim de semana. Neste domingo, 28, já foi possível observar um ambiente mais ordeiro e tranquilo. Até um jacaré, de pequeno porte, resolveu aparecer no local, chamando a atenção dos banhistas e mobilizando as equipes de segurança.
Agora, o banhista que se dirigir à praia da Ponta Negra precisará antes passar por um dos quatro pontos de revista instalados no complexo de esporte e lazer. Além disso, o efetivo de policiais também foi reforçado: a Guarda Municipal conta com 50 homens e a Polícia Militar com outros 60.
“Também contamos com a parceria da Polícia Civil e Conselho Tutelar que estão verificando a presença de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis e, principalmente, o consumo de bebidas alcoólicas por esses adolescentes”, informou o secretário municipal do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias.
De acordo com o representante do Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb), Mafran Evangelista, que coordena a Comissão Gestora da Ponta Negra, dois pontos de triagem foram instalados no Anfiteatro da Ponta Negra: um na rampa de acesso à praia, que fica embaixo da passarela, e outro na escadaria próximo ao Tropical Hotel.
“Não é mais permitido que se entre na praia com objetos cortantes e nem garrafas de vidro. Aproveitamos ainda para evitar o acesso dos vendedores ambulantes nas proximidades da areia”, explicou Mafran, que considerou positivo o resultado da operação.
Até o início da tarde de domingo nenhuma ocorrência foi registrada nas dependências da praia. No sábado, 27, foram apreendidas duas armas brancas (facas de cozinha) e quatro crianças que estavam sozinhas foram resgatadas pelo Conselho Tutelar e encaminhadas para suas residências.
Para a dona de casa Maria Alice da Silva, 52, a praia está mais organizada e segura para as famílias. “Vim com os meus filhos e não vi nenhuma ação de bandidos como aconteceu na abertura. Acredito que a revista vai evitar que pessoas mal intencionadas venham para praia”, comentou.
Transporte reforçado
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) reforçou em 30% a frota de transporte coletivo com destino à Praia da Ponta Negra, neste domingo. Além disso, a Faixa Liberada para a prática de atividades esportivas teve seu horário reduzido para as 15h para garantir maior fluidez ao trânsito a partir deste horário, quando a demanda por prática esportiva reduz e começa o movimento de saída dos banhistas.
"Juntamente com o Manaustrans vamos separa o processo de embarque e desembarque dos passageiros para dar mais agilidade aos ônibus e ainda mais conforto aos usuários, evitando aglomerações e empurra-empurra", destacou o coronel Fernando Farias.
O desembarque de passageiros está acontecendo no final da avenida Coronel Teixeira, próximo à rotatória. Para o embarque, os usurários são orientados a ir às duas áreas de sinalização no início do calçadão, no trecho Praia/Centro.
NULL

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Policial