Compartilhe este texto

Está aberta licitação para a recuperação de 67 corredores viários

Por Portal Do Holanda

29/07/2015 15h46 — em
Amazonas



Quatro lotes de obras que contemplam o recapeamento total de 67 corredores viários serão licitados pela Prefeitura de Manaus nos próximos 30 dias. Ao todo são oito lotes divididos em duas fases, que levarão melhorias a mais de 120 vias e 137 quilômetros de obras.

Na primeira fase já estão programados corredores importantes da cidade como as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher, no Centro; avenidas Mirra e Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira; Tefé e Costa e Silva (antiga Silves), na Cachoeirinha; Presidente Kennedy, no Educandos, e Rodrigo Otávio, no Corado.

Os lotes 1, 6 e 8 que engloba 55 vias das zonas Leste, Oeste e Sul serão licitados nos dias 30 e 31 desse mês. Já o lote 3 será licitado no dia 21 de agosto. Ele abrange a zona Norte com trabalhos concentrados em 12 vias localizadas nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Novo Aleixo. Entre elas estão às avenidas Timbiras e Noel Nutels.

As empresas interessadas em concorrer ao certame devem encaminhar as propostas à Comissão Municipal de Licitação da Prefeitura de Manaus, localizada na Rua São Luiz, n° 416, bairro Adrianópolis.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, as vias que compõem os lotes de obras receberão uma camada asfáltica mais resistente, em virtude do grande fluxo de veículos que recebem. O serviço contempla a fresagem - que consiste na retirada da camada do pavimento antigo - para a aplicação de uma nova camada asfáltica com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), dando lugar a um pavimento uniforme e durável.

As vias receberão, ainda, um serviço intensificado de base. "Faremos um trabalho muito similar ao executado no quadrilátero da copa em 2013/2014, onde identificamos problemas pontuais na base e sub-base e para tanto atuaremos no tratamento dessas áreas realizando a troca e reciclagem destas camadas trazendo maior resistência e durabilidade na camada superior, chamada capa asfáltica", explica.

O pacote de obras viárias deste verão será executado com verbas de um convênio que está sendo firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas.

Vias contempladas

A licitação será do tipo 'Menor Preço' sob o regime de execução indireta. O lote 1 contempla os bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira, São José, Gilberto Mestrinho e Novo Reino, na zona Leste. Nessa área serão recapeadas as ruas Sapucaia, Carajuru, Barreirinha, Antônio Matias, Villar Fiuza, Angelim, A, C, das Papoulas, Dos Minerais, Quartz, Amazonino Mendes, Jarbas Passarinho, Aratituba, Bom Intento, 12, 10-k, 09, Marginal A, dos Pinheiros, Ônix, Pedras Coradas, Venezuela, Iraque e Democracia, além das avenidas Perimetral, Batrun, 25 de dezembro, Q, D e Mirra. Compõem o lote 6 as ruas Jerônimo Ribeiro, Rio Branco, Virgilio Ramos, 05 de setembro, Alexandre Amorim, 10 de julho, e as avenidas Padre Agostinho Caballero, Ramos Ferreira e Costa e Silva, localizadas nas zonas Oeste e Centro-Sul.

Ainda na zona Centro-Sul, o lote 8 engloba os bairros Morro da Liberdade, Betânia, Cachoeirinha, Aleixo, Crespo, Santa Luzia, Centro e Praça 14. O recapeamento será executado nas ruas Tapajós, São Benedito, Branco e Silva, Leopoldo Neves, Pedro e Souza, Piauí, Nova e nas avenidas Presidente Kennedy, Rodrigo Otávio, Adalberto Vale, Tefé, Tarumã e Leonardo Malcher.

O próximo lote a ser licitado é o de número 3 que abrange 12 vias da zona Norte. As ruas Monte Horebe, do Passeio, São Marcos, São Luiz, da Saudade, João Câmara, 192, 74, 27 e as avenidas D, Timbiras e Noel Nutels serão as contempladas.

“Inicialmente serão repassados R$ 60 milhões e a expectativa é que seja feito um aporte de mais R$ 40 milhões. No primeiro semestre já beneficiamos seis mil ruas com serviços de recapeamento e tapa-buracos. Agora, nossas frentes de obras serão expandidas, atacando os corredores viários dia e noite”, explicou Antônio Peixoto, subsecretário de Serviços Básicos do município.

A empresa ganhadora executará obras e serviços de recuperação de pavimento, terraplanagem, recapeamento asfáltico, drenagem e obras complementares. As obras começarão após a conclusão do certame e serão fiscalizadas pela Seminf.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas