Espetáculos de dança e concertos especiais abrem agenda cultural

Mostras de dança, concerto com Orquestra Sinfônica da UEA, Piano Brasil e música renascentista em violão são algumas das opções culturais para o início do mês.
Julho inicia com uma elaborada programação cultural preparada pela Secretaria de Estado de Cultura, que inclui eventos da dança contemporânea à música clássica, contemplando diversos estilos e para públicos de todas as idades.
Nesta quinta-feira (2), o espetáculo de sucesso “Vazantes” será reapresentado pelo Corpo de Dança do Amazonas no palco do Teatro Amazonas, às 20h, com entrada franca. O espetáculo mostra a relação do homem com o rio Amazonas e sua oscilação e, também, com a floresta e a cidade que o cerca. Uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, o seu calor úmido e humano, o movimento fervilhante de seus singulares lugares e sua rica miscigenação.
Na sexta-feira (3), acontece pela primeira vez o “Sesc Difusão de Dança”, das 19h às 21h, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Rua Wilkes de Matos, s/nº - Bairro Aparecida) para todas as idades e pessoas que apreciem a arte da dança.
A apresentação artística de dança do Projeto Sesc Difusão de Dança tem como objetivo mapear os grupos de dança das comunidades de Manaus e promovê-los com a divulgação de seus trabalhos, aliando a troca de informações e as experiências vividas entre os membros dos grupos de dança e o público presente.
São cinco companhias contempladas pelo projeto: a Cia Dyroá Bayá, que vai apresentar o “Ritual de Passagem – NÛHMÍASÉ”, de Anderson Tariano e Dayane Nunes; a Cia Lótus, com “A Arte da Dança do Ventre”, de Regina Peres; o Grupo Independente DCC, com a apresentação de “TRIBO”, de Meyre Rubia; o grupo The Fusion Norte Company, com “Tribus Urbanas - A Ideia Não Morre”, de André Durand; e a Cia Adriana Amazonas de Dança do Ventre, com a apresentação do espetáculo “Arte em Movimento”, de Adriana Amazonas.
Cada companhia terá 20 minutos para se apresentar, com a realização de diálogo entre os grupos no final das apresentações. Os espetáculos abordam diversos temas como, por exemplo, o “Tribo”, que retrata as diversas tribos e os conflitos entre elas mesmas e a sociedade.
O espetáculo “Ritual de Passagem – Nûhmíasé”, da etnia Tukano, mostra a passagem da criança para a mulher adulta, com ajuda da mãe, do pajé e de toda a família. Na apresentação “A Arte da Dança do Ventre”, é possível aprender que os movimentos deste tipo de dança desbloqueiam sentimentos reprimidos e ajudam a harmonizar a maneira como se encara a vida.
Ainda na sexta-feira (3), acontece o concerto “In Concert”, com a Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas, às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca.
Com direção artística e a regência do maestro Adroaldo Cauduro, a Orquestra Sinfônica da UEA apresentará um repertório eclético, eminentemente erudito, com peças nacionais e internacionais, dividido em duas partes: na primeira, a abertura da ópera “O Guarani”, de Antônio Carlos Gomes, a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Giachino Rossini, “As Quatro Estações” – concerto “A Primavera”, de Antônio Vivaldi e a sinfonia “Novo Mundo” – 1° Movimento”, de Antonin Dvorak. A segunda parte terá “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernández e “Suíte no. 1 - Ópera Carmen”, de Georges Bizet.
O concerto conta com a participação do Corpo de Dança do Amazonas, com coreografia de Adriana Goes e direção artística de Getúlio Lima e, também, com a Companhia de Dança Dabukuri.
A Orquestra Sinfônica da UEA é composta por um maestro titular, 14 professores monitores – Margarita Mihailova Chtereva, Igor Jouk, Gabriel de Sousa Lima, Edoardo Sbaffi, Miroslava Krastanova, Simeon DanailovSpasov, Diogo Artur Bianco Navia, Vadim Ivanov, Alexandre Mourzitch, AssenTzvetanov Anguelov, Nikola Cunha Locatelli, Fábio Carmo Plácido Santos, Tarcísio Braga e Halina Kuushynchykava, músicos convidados e alunos.

ASSUNTOS: Amazonas