Home Amazonas Escolas rurais abrem ano letivo para 2,3 mil alunos
Amazonas

Escolas rurais abrem ano letivo para 2,3 mil alunos

Envie
Envie

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início ao ano letivo 2017, na manhã desta sexta-feira, para aproximadamente de 2,3 mil estudantes de 29 escolas municipais localizadas no rio Negro. A abertura foi realizada na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Tarumãzinho. Na ocasião, a Secretária de Educação, Kátia Schweickardt, entregou a nova lancha escolar da unidade de ensino e anunciou a entrega de outras três embarcações.

As unidades de ensino da Semed localizadas na área ribeirinha da cidade possuem um calendário diferenciado devido ao regime de vazante e cheia dos rios. Assim, as aulas começam regularmente na próxima segunda-feira, 9, e seguem até outubro, sem recesso escolar no meio do ano. As escolas do Rio Negro atenderão 2.296 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e terão como objetivo estratégico ‘Aluno Alfabetizado, Garantia de Sucesso: Compromisso de Todos’.

Das 29 unidades de ensino que iniciam o ano letivo na próxima segunda-feira, 9, quatro são escolas indígenas municipais: Kunyata Putira, na Comunidade São Tomé; Aru Waimi, na Comunidade Terra Preta; Kanata T-Ykua, que fica na Comunidade Três Unidos; e Puranga Pisasú, localizada na Comunidade Nova Esperança.

Ao todo, as quatro escolas atendem cerca de 200 estudantes indígenas, que aprenderão o currículo comum de forma bilíngue, tanto em português, quanto na língua materna, trabalhando as disciplinas voltadas para a valorização da cultura de cada etnia indígena.

 

Siga-nos no

Google News