Escolas públicas apostam na criatividade para incentivar leitura

Por

14/07/2014 13h06 — em Amazonas

Atividades que visam incentivar o hábito da leitura e da escrita fazem parte dos projetos pedagógicos das escolas públicas estaduais de ensino. Sob o assessoramento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com esta finalidade, muitas unidades de ensino estão usando da criatividade para alcançar seus objetivos.

“Sarau literário”, “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, “Cônego Arte Poesia: despertando a leitura”, “Resgatando a leitura como fonte de prazer e desenvolvimento”, “Leitura e interpretação de poesias” e “Mostras de produção de textos através da dança, teatro, poesia” são algumas das iniciativas organizadas pelas escolas da Coordenadoria Distrital 1 da Seduc em Manaus.

Conforme a coordenadora distrital, Chirley Costa, os projetos atendem tanto a alunos do ensino fundamental quanto aos do ensino médio. “Além de contribuir no desenvolvimento intelectual, essas atividades formam leitores competentes em diferentes situações do uso da Língua Portuguesa”, afirmou à coordenadora.

Um dos projetos bem sucedidos é o “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, que vem sendo desenvolvido pela escola estadual de tempo integral Helena Araújo. O projeto alcança 148 crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental.

A pedagoga e idealizadora do projeto, professora Raymunda Luciete Brasil, conta que o incentivo à leitura ajudou a melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de língua portuguesa. “O projeto foi desenvolvido pensando em melhorar o rendimento dos estudantes e despertando neles o gosto pela literatura”, destaca.

Fotos: Divulgação