Escolas municipais apresentarão projetos durante SBPC
Dois projetos de uma escola da Secretaria Municipal de Educação foram aprovados para se apresentarem durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorrerá de 22 a 27 de julho, em Rio Branco, no Acre. Os projetos são desenvolvidos por alunos da Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona Norte.
Os projetos escolhidos foram “Socializando Saberes: a história através das toadas de boi-bumbá” e “Enamorados pela Vida: cantando e dançando contra as drogas”. Ambos são financiados pelo Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que participem no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Um dos responsáveis por desenvolver os projetos com os alunos, o professor de história Rosivaldo da Fonseca Moreira, informou que os projetos escolhidos trabalham a cultura, pesquisa e tecnologia.
“No primeiro projeto, Socializando Saberes, nós buscamos trabalhar a cultura indígena, a cultura amazônica, por meio das toadas, procuramos trabalhar as letras e extrair as histórias das toadas e atividades folclóricas relacionadas ao boi-bumbá. O projeto Enamorados pela Vida é mais antigo, porém trata de um problema que sempre deve ser trabalhado: o combate às drogas. Todo ano mudamos o subtítulo do projeto, mas sempre buscamos trabalhar essa temática das drogas, pois em 2010, quando foi criado, era um problema grave na escola. Hoje, podemos dizer que esse problema foi totalmente resolvido. Os projetos acabam provocando um progresso na vida dos alunos e até da comunidade”, informou.
Os projetos são realizados no contraturno do ensino regular para não prejudicar os alunos. Cada um conta com cinco bolsistas, que recebem R$120 mensal por seis meses. “O recurso é utilizado para a compra de material, que é utilizado durante a elaboração dos projetos”, destacou o professor Rosivaldo. Ele explicou ainda que seis representantes da escola seguem no próximo dia 21 para Rio Branco e devem retornar à Manaus no dia 28. As passagens e as bolsas dos alunos serão custeadas pela Fapeam.
Outros projetos
De acordo com o gestor da escola, Carlos André Alonso da Silva, além dos dois projetos aprovados para a reunião da SBPC, outras oito iniciativas também foram escolhidas pelo PCE/Fapeam. Os projetos na escola, como destacou o gestor, mudaram o cotidiano dos estudantes em aproximadamente três anos. “Quando eu cheguei à escola em 2011 já havia três projetos em desenvolvimento. Entre eles, o “Enamorados pela Vida”, mas percebi que não havia uma valorização por parte dos alunos, porém percebi que havia interesse dos professores em tocar as ações. Nós nos reunimos e conversamos sobre a melhor forma de trabalhar, buscamos apoio financeiro, principalmente no PCE, e, hoje, cerca de três anos depois, a escola passou de três para dez projetos aprovados. Este ano, vamos ter a experiência de levar esse nosso conhecimento em uma reunião nacional, como a SBPC”, relatou o gestor.
SBPC
Com o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será realizada em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre. No total, serão 199 atividades, como a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de C&T, sete sessões especiais e cinco assembleias.
ASSUNTOS: Amazonas