Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Escola municipal tem ações para estimular leitura

Publicado

em

Professores e bibliotecários de oito unidades de ensino da rede municipal contempladas com o projeto Entre na Roda, que estimula a leitura no ambiente escolar, passaram por uma formação para atuarem como mediadores de leitura. O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Na quinta-feira, 20, a formadora do Cenpec, Cecília Félix de Godoy, visitou a Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizada no Val Paraíso, zona Leste, para conhecer como são desenvolvidas as atividades naquele colégio. Durante a visita foi encenada uma peça teatral idealizada a partir de momentos de leitura.

O Projeto Entre na Roda começou em 2003, em São Paulo, e hoje é disseminado em todos os estados brasileiros. Em Manaus, além das oito escolas municipais, mais unidades de ensino do estado também foram contempladas. 

Veja Também

A metodologia consiste em preparar um bibliotecário ou professor de sala de aula para atuar como mediador dos processos de leitura com os alunos e assim despertar neles o interesse pelos livros.

“Estamos fazendo uma visita de acompanhamento. Eu gostei muito do que vi aqui na escola. A biblioteca é ampla, tem um bom acervo e a bibliotecária instiga os alunos a terem o desejo pela leitura”, destacou Cecília ao lembrar a importância do mediador no processo.

“Tem que ter um mediador que vá incentivá-los (alunos) a ler e essa figura é o professor e o bibliotecário. O interessante é que a partir do núcleo da escola, a leitura chega até as famílias e comunidade”, completou a formadora.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.