Início Amazonas Escola de Saúde Pública é criada e terá programa de bolsas de estudos em Manaus
Amazonas

Escola de Saúde Pública é criada e terá programa de bolsas de estudos em Manaus

Envie
Escola de Saúde Pública é criada e terá programa de bolsas de estudos em Manaus
Escola de Saúde Pública é criada e terá programa de bolsas de estudos em Manaus
Envie

Manaus/AM - A nova Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), criada nesta terça-feira(5), nasce com objetivo de atingir 100% de aprimoramento profissional em Atenção Primária à Saúde em Manaus, fortalecendo a política de qualificação profissional do município, na área, e atraindo novos profissionais qualificados, além de auxiliar na ampliação da cobertura da Atenção Básica. A lei que cria a escola foi sancionada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, juntamente com o Programa Municipal de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão para a Educação pelo Trabalho (Probes).

 A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já trabalha nos editais para a realização dos cursos e a aplicação do programa de bolsas de estudo. “Os próximos passos serão a regulamentação das duas leis e, em seguida, vamos publicar os editais dos bolsistas, ainda no mês de junho”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 Com o programa de bolsas de estudo, a expectativa da prefeitura é atingir a meta de 100% de qualificação dos serviços ofertados no Atendimento Básico em Saúde, com a chegada de novos profissionais e a especialização dos que já estão no serviço, fortalecendo a integração do ensino-serviço-comunidade. A Semsa assume o papel de indutora no processo de reorientação da formação do profissional, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na atenção primária. Na Escola, serão oferecidas residências em saúde, especializações, projetos de extensão e aperfeiçoamentos para profissionais da área por meio de aulas práticas que possibilitarão a vivência significativa no SUS.

A Esap concederá bolsas de estudo, por meio do Programa Municipal de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão para a Educação pelo Trabalho (Probes). Os critérios para seleção, atividades educacionais e período de atuação dos bolsistas serão descritos em Chamamento Público, mediante editais publicados no Diário Oficial do Município (DOM).

Siga-nos no

Google News