Compartilhe este texto

Entreposto da ZFM vai ser instalado no RS após parceria com o Governo do Amazonas

Por Portal Do Holanda

24/06/2024 14h57 — em
Amazonas


Foto: Diego Peres/Secom e Divulgação Prefeitura de São Borjas

Manaus/AM - O governador Wilson Lima e o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, oficializaram, nesta segunda-feira (24), a instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) na cidade do Rio Grande do Sul. A iniciativa visa facilitar o armazenamento e escoamento de mercadorias das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), fortalecendo os laços logísticos e comerciais com os países do Mercosul.

O entreposto funcionará como um grande armazém, permitindo que as empresas do PIM utilizem a estrutura para a suspensão temporária de impostos, seguindo o modelo já adotado em entrepostos similares em Itajaí (SC), Uberlândia (MG) e Ipojuca (PE).

"Esta parceria é um avanço significativo para o Amazonas, São Borja e toda a região, beneficiando diversos países vizinhos", afirmou o governador Wilson Lima durante a formalização do acordo. Ele destacou a importância estratégica do novo entreposto, localizado próximo à fronteira com a Argentina, para a ampliação das exportações.

Além dos benefícios tributários, a localização estratégica de São Borja permitirá um melhor escoamento das mercadorias para o Mercosul, beneficiando empresas como Samsung, LG e Moto Honda da Amazônia, conhecidas por suas exportações expressivas na região.

O entreposto tem previsão de iniciar suas operações em 90 dias, após a conclusão das obras necessárias. A solenidade contou com a presença de autoridades como o secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas