A Prefeitura de Manaus estará recebendo até o dia 27, consultores interessados em elaborar o Plano Diretor de Requalificação do Centro Histórico de Manaus.
O plano abrigará os bairros de Aparecida, Presidente Vargas, Praça 14 e o próprio Centro, na zona Sul, e integra o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), com financiamento feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A chamada é nacional e foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 9 de março.
Após a apresentação, as empresas terão acesso a um Termo de Referência elaborado por técnicos do BID, com participação de equipes do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria do Centro (Semc) e Prourbis.
Elas deverão apresentar o plano composto de Propostas Preliminares de Intervenção, seguindo etapas de planejamento e prospecção de dados; análise de dados e diagnósticos; e formulação das propostas preliminares, com modelos urbanístico, econômico e financeiro, e jurídico.
Somente após a análise das propostas técnicas e financeiras das consultorias serão definidos diretrizes e valores. O Implurb e a Semc atuarão com suas equipes monitoramento e darão orientação e as necessárias para ajudar a compor o plano, que integrará ainda todos os projetos desenvolvidos para o Centro Histórico.

