Em terça-feira de chuva, zona Norte teve 133 mm de precipitação
Até as 18 horas de terça-feira, 12, a Defesa Civil de Manaus registrou 104 ocorrências, provocadas pela forte chuva na cidade. Só na zona Norte foram registrados 133,2 milímetros de chuva, que resultaram em alagamentos, deslizamentos de barrancos e até desabamentos de casas.
No bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte, foram registrados quatro desabamentos de residências. Não houve vítima lesionada. A Defesa Civil esteve no local e fez o cadastro das famílias. Os moradores estão em casas de parentes e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) foi acionada para atendimento social.
No beco Teresinha, bairro São Jorge, zona Oeste, ocorreu um deslizamento de barranco que atingiu um muro deixando uma casa em risco. A família foi orientada a sair do imóvel. Para evitar desastre, o muro foi demolido e a parede de um cômodo da casa ficou comprometida. A Semasdh fez o cadastro da família para atendimento social.
Na rua Santa Izabel, no Riacho Doce, zona Norte, um barranco deslizou tomando toda a via. Não houve registro de vítimas e nem risco a residências. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a desobstrução do local. O deslizamento no local será monitorado pela Defesa Civil.
Foram registrados, ainda, 19 pontos de alagamentos nos bairros Amazonino Mendes, Chapada, Francisca Mendes, Val Paraíso, Mutirão, Lagoa Azul, Cidade Nova I e II, Rio Piorini, Jorge Teixeira, Novo Reino II, Bairro Novo, Jesus Me Deus, Santa Etelvina, Parque Riachuelo, Loteamento Fazendinha e Riacho Doce.
Outros chamados referiram-se a desabamentos de rip-rap e muros, riscos de deslizamento de barranco, de casa e de muro.
A Defesa Civil continua em alerta, pois a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para esta quarta-feira, 13, é de chuva.
ASSUNTOS: Amazonas, chuva, defesa civil, Manaus, Amazonas