Início Amazonas Em processo de vazante, Rio Negro desce 15 centímetros
Amazonas

Em processo de vazante, Rio Negro desce 15 centímetros

Em processo de vazante, Rio Negro desce 15 centímetros
Em processo de vazante, Rio Negro desce 15 centímetros

Manaus/AM - Após atingir 30,02 metros e superar a maior cheia de toda a história, o nível do rio Negro, em Manaus, já desceu 15 cm e está em processo de vazante. 

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), nesta segunda-feira (5), o rio se encontra em 29,87 m na capital do Amazonas. O nível do rio Solimões, em Manacapuru (AM), está em 20,69m - o pico foi de 20,86m. Em Itacoatiara (AM), o rio Amazonas atingiu o pico da cheia de 2021 aos 15,21m no dia 31/05, e hoje se encontra em 14,91m. 

Mesmo com o princípio do processo de descida das águas, as cidades ainda continuam com níveis acima da cota de inundação severa. Como em seu princípio a vazante é lenta e gradual, os efeitos da inundação não se encerram logo que o rio começa a descer. 

Em Manaus, o rio vem descendo há vários dias e já baixou 15cm, tornando possível a afirmação de que o processo de vazante realmente se iniciou. No dia 16 de junho, o rio Negro atingiu os 30,02m após passar 8 dias estabilizado na marca histórica de 30m. A subida não foi considerada um repiquete, já que aconteceu devido a uma chuva específica, de magnitude muito acima do esperado, observada nos dias 13 e 14 de junho, em uma grande área das bacias dos rios Negro e Solimões. Portanto, já era previsto que após o efeito dessa chuva, os rios retomassem seu processo de descida.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?