Compartilhe este texto

Em greve, professores do Ifam e técnicos da Ufam realizam protesto em Manaus

Por Portal Do Holanda

03/06/2024 17h08 — em
Amazonas


Foto: Bruno Tadeu

Manaus/AM – Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Técnico-administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que estão em greve, realizaram um protesto, na tarde desta segunda-feira (3), no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

Foto: Bruno Tadeu

Além de Manaus, a manifestação está acontecendo em todo o país com o objetivo de pressionar o governo por negociações, já que os docentes reivindicam a recomposição das perdas salariais, sendo 3,69% em agosto de 2024, 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026. Além da garantia de paridade entre ativos e aposentados; a recomposição orçamentária para as Instituições Federais de Educação (IFEs) e a revogação de medidas que ferem os direitos da categoria docente, de Técnicos(as) e da Educação Federal.

Foto: Bruno Tadeu

No Amazonas, a manifestação foi organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), juntamente com movimentos estudantis e sociais.

Mesmo não estando em greve, a Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) participou do ato em apoio à categoria.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas