Em alerta com a ômicron, Comitê discute novas medidas preventivas no Amazonas

Por Portal do Holanda

30/11/2021 8h30 — em Amazonas

Comitê debate ações de controle e prevenção - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas se reuniu na noite dessa segunda-feira (29), para discutir novas medidas de combate à variante ômicron.

A nova cepa  já foi registrada em 12 países com 142 casos já confirmados. E embora nenhum caso da doença tenha sido identificado no estado, até o momento, as autoridades estão em alerta como explica secretário de Saúde do estado, Anoar Samad:

“O fechamento de fronteiras vai retardar o aparecimento desse vírus, então essa demora vai permitir que os cientistas investiguem primeiro a virulência, se é um vírus agressivo. A transmissibilidade, transmite muito fácil para as pessoas? Tem uma alta taxa de transmissão? E por último se tem algum escape vacinal, se esse vírus é resistente à vacina ou não. Com essas informações, os cientistas vão proporcionar para todos nós, gestores, tomar decisões”.

De acordo com o Governo, atualmente, 64% da população do Amazonas está com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, primeira e segunda dose ou dose única. 

Na capital, 74,3% da população está imunizada. Contudo, cerca de 160 mil pessoas ainda não compareceram para receber o imunizante.

"Estamos em estado de alerta. Precisamos estar preparados para tomar medidas e preservar vidas. Aproveito para fazer um apelo para que as pessoas tomem a vacina. Quem não tomou a primeira dose, tome. Quem tomou só a primeira dose, que tome a segunda. Já está no período da terceira dos, então se vacine. Através dos veículos de comunicação vamos manter a população informada sobre todas as decisões com relação a Covid-19, como a gente sempre fez”, disse Wilson Lima.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas