Início Amazonas Eletrobrás tem 20 dias para se posicionar sobre regularização fundiária no Amazonas
Amazonas

Eletrobrás tem 20 dias para se posicionar sobre regularização fundiária no Amazonas

Presidente Figueiredo

Envie
Envie

Manaus/AM -  Dentro de 20 dias, a empresa Eletrobras Amazonas GT e a Prefeitura do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) se comprometeram, durante reunião realizada no último dia 18, a apresentar posicionamentos ao Ministério Público Federal (MPF) e à Defensoria Pública da União (DPU) sobre questões relativas à regularização fundiária das vilas Waimiri e Atroari, localizadas no distrito de Balbina.



As vilas foram construídas há mais de 30 anos para abrigar trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Balbina e são situadas em área de propriedade da União, concedida à empresa responsável pela usina. Centenas de famílias estão preocupadas com a insegurança gerada pela privatização da Eletrobras, anunciada pelo Executivo federal.

O MPF no Amazonas acompanha a questão por meio de procedimento administrativo e organizou a reunião, em parceria com a DPU, no âmbito do projeto MPF em Movimento. O  encontro reuniu representantes da Associação de Moradores da Vila de Moradores (Amvib), da Prefeitura e de vereadores do município, da Eletrobras, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Cartório de Notas e Registros Públicos local.

Entre os encaminhamentos, ficou definido que a Eletrobras deverá informar, no prazo de 20 dias, qual o quantitativo de residências que continuará sob a responsabilidade da empresa e, consequentemente, quantas serão transferidas efetivamente aos moradores. Em negociações anteriores, a Eletrobras havia informado estar disposta a ceder todas as habitações pertencentes às duas vilas, mas repensou a questão quanto à vila Waimiri, da qual está estudando a possibilidade de fazer cessão parcial.

Com a transferência, a responsabilidade pelos serviços de fornecimento de água, energia elétrica, iluminação pública, saúde e educação será repassada à Prefeitura de Presidente Figueiredo. Durante a reunião, o Executivo municipal se comprometeu a avaliar de que maneira as despesas decorrentes dos serviços podem ser incorporadas ao orçamento do município, prestando informações sobre o assunto em 15 dias.

A Eletrobras também assumiu o compromisso de verificar, em até 20 dias, a possibilidade de continuar arcando com esses custos nos próximos cinco anos, transferindo a responsabilidade para o município de forma gradual.

vilas_waimiri_e_atroari_img_0816.jpg

Siga-nos no

Google News