Educadores assinam moção de apoio à pré-candidatura de José Melo ao Governo do Amazonas

Por

25/06/2014 16h47 — em Amazonas

Cerca de 800 educadores de Manaus, entre professores, gestores e servidores da educação, entregaram na noite  24 de junho, uma moção pública de apoio à pré-candidatura do governador José Melo  a reeleição para o Governo do Estado. O evento marcou ainda a homologação das fichas de filiação dos educadores ao Partido Republicano da Ordem Social.

 

A adesão dos professores, através da iniciativa liderada pelo Movimento Educadores Sem Fronteiras, é carregada de um simbolismo especial, segundo o professor José Melo. Alfabetizado aos 11 anos de idade, Melo lembrou que a educação tem papel central na sua trajetória de vida e foi responsável por abrir todas as portas que encontrou para uma vida melhor.

 

“Foi pela educação que o filho de um seringueiro chegou a governador. Depois da minha mulher e dos meus filhos, a coisa que mais amo é a educação. Não nasci em berço de ouro. Foram os avós e os pais de vocês que financiaram tudo o que sei e sou. Só uma coisa me move a enfrentar todas as dificuldades que sei que eu vou enfrentar pela frente: é o desejo de gerar oportunidades para que milhares de pais possam ter a sorte que o meu pai teve”, afirmou Melo, destacando que a educação terá papel estratégico em seu plano de governo.

 

Delegado do Ministério da Educação no Amazonas, na década de 1980, José Melo implantou uma rede de escolas rurais atendendo a todos os municípios. Reconhecido pelos prefeitos, foi nomeado secretário estadual de Educação, em 1989, e deu início ao projeto de modernização das escolas estaduais e a oferta de fardamento escolar para todos os estudantes, iniciativa pioneira à época.

 

José Melo defendeu ainda a pré-candidatura ao senado do ex-governador Omar Aziz. “O Omar iniciou um trabalho importante pela educação com a construção de novas escolas, modernização da rede e a conquista de benefícios importantes para os servidores da educação”, enfatizou.

 

A declaração de apoio dos professores é a segunda adesão formalizada de entidades sociais a pré-candidatura de José Melo. No início do mês, a União Sindical também assinou moção e homologou a filiação de cerca de mil pessoas. O ato de apoio dos educadores ocorreu no Buffet Styllu’s, na Avenida Brasil, bairro da Compensa I, zona centro-oeste de Manaus, e contou com a presença do deputado Estadual Sidney Leite, vice-presidente do Pros, e das vereadoras Vilma Queiroz  e Therezinha Ruiz.

 

Durante o evento, a vereadora Therezinha Ruiz defendeu a pré-candidatura de Melo e convocou os professores a se engajarem. “O professor José Melo tem longa experiência e o trabalho escrito em sua história. Sempre trabalhou com seriedade e honestidade e tem compromisso com projetos sociais, de saúde, educação e ações que geram melhorias para o nosso Estado. Seremos multiplicadores da verdade”, disse.

 

Apoios pré-candidatura - A base de apoio à pré-candidatura de José Melo é formada pelo Pros, Partido Social Democrático, do ex-governador Omar Aziz, Partido da Social Democracia Brasileira, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, DEM, Partido Republicano Progressista, Partido Social Cristão e Partido Social Liberal. Novas legendas anunciarão apoio até a próxima sexta-feira, dia 27 de junho.

 

A pré-candidatura de José Melo conta ainda com apoio majoritário das lideranças políticas do interior. Prefeitos de 53 dos 61 municípios e mais de 500 lideranças políticas, de vários partidos, entre ex-prefeitos, vice-prefeitos e ex-vice-prefeitos de cidades do interior manifestaram adesão à pré-candidatura de José Melo.

 

Outro apoio importante é o das lideranças evangélicas. Mais de cinco mil líderes de várias denominações de igrejas, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas, estão apoiando à pré-candidatura.