DPE e Ufam vão cooperar para formação de defensores e servidores

Por Portal do Holanda

21/09/2020 16h08 — em Amazonas

Sylvio Puga, reitor da Ufam, e o defensor geral, Ricardo Paiva - Foto: Clóvis Miranda / DPE-AM

Manaus/AM - Um Acordo de Cooperação foi firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta segunda-feira (21), com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento da formação de defensores públicos, servidores e colaboradores. A parceria institucional tem por objetivo, a partir da realização de cursos de especialização, estimular e realizar programas de cooperação em assuntos técnicos, científicos, educacionais, sociais e culturais. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada na sede da Defensoria, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.  

Para o defensor geral, Ricardo Paiva, a parceria com a Ufam é muito importante para a Defensoria Pública, sendo uma forma de democratização do acesso à educação. “Essa parceria vai trazer muito valor e agregar muito conhecimento para a Defensoria Pública. É a forma que encontramos de democratizar o acesso à educação de uma forma geral dentro da instituição. Temos alguns programas específicos para defensores, para membros, em que se restitui de alguma forma cursos que eles venham a fazer, e, dessa forma, vamos ampliar esse acesso e permitir que todos possam participar”, disse Paiva, durante o ato de assinatura do acordo.  

O defensor geral ressaltou ainda que a ideia é poder avançar nesta parceria com a universidade e construir outras novas, com algo que seja bom para a universidade e também para a Defensoria. Paiva também destacou que a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) terá papel importante na coordenação dos cursos. “Minha palavra hoje é de gratidão. Quero agradecer a todos e vamos construir novas parcerias, porque, para a Defensoria, isso é algo muito importante”, disse.  

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e reitor da Ufam, Sylvio Puga, avalia que, com parcerias como essa com a Defensoria, a universidade cumpre seu papel de compartilhar conhecimento com a sociedade.  O reitor acrescentou que a parceria também agregará valor ao curso de mestrado da Faculdade de Direito e que, tanto Defensoria quanto Ufam, só têm a ganhar. Puga ressaltou ainda que a universidade está aberta a outras parcerias que venham a ser construídas. 

+ Amazonas