Compartilhe este texto

Doença Celíaca: SES-AM alerta sobre sintomas e tratamento da doença autoimune

Por Portal do Holanda

15/05/2022 12h49 — em
Amazonas


Gastroenterologista Marcelo Tapajós / Foto: Gilmar Miranda/SES-AM

Manaus/AM - Neste domingo (15), é o Dia Internacional do Celíaco, enfermidade que afeta pessoas intolerantes ao glúten e seus derivados, causando desconforto abdominal e outros sintomas como diarreia, prisão de ventre e até anemia. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou um alerta para os sinais, necessidade do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, proteína encontrada nos cereais trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, presente em alimentos como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque e alguns doces. O organismo dos celíacos têm dificuldades de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

De acordo com o gastroenterologista Marcelo Tapajós, que atua no FCecon, a doença acomete pessoas de qualquer idade e ambos os sexos. Os sintomas mais frequentes são diarreia, perda de peso e déficits de nutrientes. “É uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. A doença celíaca é diferente da sensibilidade ou intolerância ao glúten. Se você tem sensibilidade ao glúten, pode ter sintomas semelhantes aos da doença celíaca, como dor abdominal e cansaço. Porém, a sensibilidade ao glúten não danifica o intestino e não tem relação com o sistema imunológico”, explicou.

Assistência - O diagnóstico é realizado por meio de exame de sangue, que verifica a presença de anticorpos específicos. Segundo o médico, mais de 70% dos pacientes são diagnosticados depois dos 20 anos de idade. 

O tratamento deve ser iniciado com o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após essa primeira avaliação médica, caso seja necessário acompanhamento especializado, o paciente será encaminhado para uma unidade da rede pública estadual.

O tratamento mais indicado para doença celíaca, sensibilidade ao trigo ou alergia ao glúten é dieta isenta de glúten contínua, para o desaparecimento dos sintomas e complicações. Conforme o gastroenterologista, a doença celíaca não tem cura. Por isso, a dieta restritiva deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas