Dia Mundial da Higiene das Mãos reforça urgência na prevenção de infecções

Nesta segunda-feira (5), é celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de um dos hábitos mais simples e eficazes na prevenção de doenças: lavar as mãos corretamente.
Lavar as mãos com frequência é uma das formas mais simples e eficazes de proteger a saúde. O hábito ajuda a prevenir infecções e pode salvar vidas, especialmente em momentos como antes das refeições, após ir ao banheiro, ao chegar em casa ou antes de tocar ferimentos e outras pessoas. A higienização das mãos deve ser constante e parte da rotina de todos.
Evelyn Campelo, responsável pela equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, alerta que muitas pessoas não realizam a higienização das mãos de forma completa. “É comum que lavem rapidamente ou deixem de limpar áreas importantes, como entre os dedos e as unhas. Por isso, é essencial seguir todos os passos recomendados para garantir uma limpeza eficaz”, reforça.
Como higienizar
Para higienizar as mãos, de forma geral, utiliza-se água e sabão, conforme o passo a passo baseado em protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): colocar sabão; lavar as palmas das mãos; lavar o dorso das mãos; entre os dedos; lavar o polegar, a ponta dos dedos e o punho; enxaguar bem, secar com uma toalha limpa.
Na ausência de pia e sabão/sabonete, a higienização das mãos deve ser realizada com álcool em gel a 70%.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas, Saúde e Bem-estar