Dezesseis novos juízes tomam posse nesta sexta-feira
“Nunca percam a independência de vocês como magistrados”, foi uma das lições da presidente do TJAM, Graça Figueiredo para os novos magistrados
“A partir de a amanhã os senhores serão médicos da alma. Sim, porque quem tem uma pendência na Justiça fica doente da alma. Então, assumam suas comarcas conscientes da função social que o juiz exerce”.
O conselho foi dado pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, na primeira reunião com os 16 novos juízes concursados, que tomam posse nesta sexta-feira, às 10h e, de imediato, seguem para o interior onde assumem suas comarcas.
Na primeira reunião com os novos magistrados, Graça Figueiredo praticamente ministrou uma aula, mostrando o lado do idealismo que perneia a profissão de juiz, mas apontando as dificuldades que os jovens magistrados encontrarão no interior.
"Todos nós temos uma missão na vida. A de vocês, a partir de amanhã é distribuir justiça. Não procurem agradar a ninguém, agradem a Lei. Em nossa profissão, vamos sempre desagradar 50% de nossa clientela, porque a hora que decidirmos por uma parte, estaremos desagradando à outra"exemplificou a presidente.
Também participou da reunião a juíza auxiliar da presidência, Lia Maria Guedes. Durante a conversa com na salas de reunião do gabinete da presidência, Graça Figueiredo citou exemplo de sua carreira que começou aos 26 anos na comarca de Boca do Acre e passou pelas comarcas de Nova Olinda e Manacapuru. Ela também falou da relação com os prefeitos do interior, “que sempre deve ser institucional” .
"Não sejam radicais aos extremos e jamais arbitráraios, mas não abram mão da independência de vocês como magistrados", aconselhou a desembargadora, lembrando que um juiz deve resistir às pressões políticas que sempre existem no interior e aprender a dizer “não” .
"Quando isso acontecer, respondam assim: não posso negociar o que não é meu. O direito individual de cada nunca deverá ser negociado. Lembrem-se, mesmo que a justiça seja atacada, criticada, ela ainda é a chama de esperança para os que precisam de ajuda. Principalmente para as pessoas humildes do interior".
Primeira toga
A solenidade de posse dos novos magistrados acontece nesta sexta-feira, 9, às 10h, Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, localizado na avenida André Araújo, sede do TJAM. Na ocasião, eles receberão a primeira toga de juiz.
Tomarão posse 16 juízes, todos aprovados em concurso público realizado em cinco etapas, entre os anos de 2013 e 2014.
São eles: Fábio César Olintho de Souza, Alan Fernandes Minori, Igor de Carvalho Leal Campagnolli, James Oliveira dos Santos, Ian Andrezzo Dutra, Túlio de Oliveira Dorinho, Roseane do Vale Cavalcante, Priscila Pinheiro Pereira, Bruno Rafael Orsi, Diego Daniel dal Bosco, Rivaldo Matos Norões Filho, Diego Brum Legaspe Barbosa, Rafael Almeida Cró Brito, Rafael Rodrigo da Silva Raposo, Danielle Monteiro Fernandes Augusto e Scarlet Braga Barbosa.
ASSUNTOS: Amazonas