Compartilhe este texto

Detran-AM remove cerca de 340 motocicletas por uso de ‘descargas barulhentas'

Por Portal Do Holanda

09/05/2024 12h48 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Mais de 340 motocicletas que circulavam com "descargas livres", aqueles famosos escapamentos barulhentos, que costumar perturbar moradores, foram removidas durantes operações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), somente neste ano em Manaus.

  Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran, destaca que a prática da "descarga livre", na qual a motocicleta opera apenas por um cano sem abafador ou silenciador, se tornou uma questão de segurança e saúde pública .

"O barulho excessivo pode levar ao estresse, interrupção do sono e até mesmo problemas de saúde a longo prazo. Além disso, a descarga livre em motocicletas pode resultar em emissões de gases tóxicos acima dos limites permitidos, contribuindo para a poluição do ar".

Os condutores flagrados nessa situação podem ser enquadrados no Art. 230, XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que caracteriza como infração grave conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Isso acarreta multa (R$ 195,23) e retenção do veículo até que a irregularidade seja corrigida.

Além das sanções financeiras e da retenção do veículo, os condutores podem ser presos em flagrante pela prática da contravenção penal, uma medida extrema adotada para assegurar o direito ao sossego alheio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas