Detento do Amazonas é aprovado no Enem
O detento Mário Fernando Oliveira de Souza, 59, da Unidade Prisional de Maués, foi o único do sistema prisional do Amazonas que conseguiu ser aprovado no Exame Nacional do Ensiono Médio (Enem).
Das oito vagas ofertadas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, uma é de Mário, que já tem planos de percorrer os 356 quilômetros por via fluvial que distancia o município de Maués da capital Manaus.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e da Escola de Administração Penitenciária, foi a responsável pela inscrição em todo o processo e está fazendo o acompanhamento para que Mário consiga cursar a faculdade. A Seap está em contato com o juiz da comarca para que ele possa decidir a favor de Mário e qual a melhor maneira de cumprir o restante da pena.
Para avançar na disputa pela vaga no ensino superior, Mário e outros 15 detentos do Estado, ultrapassaram o mínimo necessário para que o candidato do Enem possa disputar uma vaga no Sisu. A maior nota de Mário foi da Redação, onde ele alcançou 800 pontos. “Estou preso há dois anos e durante todo esse tempo tenho estudado e lido bastante. Sou viciado em leitura, desde criança leio muito e agora vi o resultado desse bom vício. Comentei com meus colegas que foi essa leitura que fez a diferença na redação”, contou ele, que foi condenado a 11 anos de prisão.
Há dois anos ele é o responsável pela administração da biblioteca do presídio que hoje tem em seu acervo com mais de 5 mil livros. “Sou eu quem cuido da biblioteca da unidade prisional e, graças ao diretor, tenho esse trabalho que só me ajuda a crescer como cidadão. Agora, estou pronto para continuar e pretendo conseguir a autorização do juiz para ir até Manaus fazer o curso. Estou aberto a qualquer proposta que me ajude a ser uma pessoa melhor”, disse. Mário é rescindente e já cumpriu pena de oito anos em Maués.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas, detento, detento aprovado enem, Enem, Amazonas