Compartilhe este texto

Detentas receberão a partir de junho atendimento de saúde e jurídico

Por Portal Do Holanda

17/05/2013 16h26 — em
Amazonas



Reunidas no mini-auditório Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Amazonas, mulheres de entidades governamentais e da sociedade organizada decidiram que a partir de junho iniciam os mutirões dentro do Sistema Penitenciário do Amazonas, voltado para as mulheres encarceradas. O foco do atendimento serão as áreas de saúde e jurídica.

As representantes dos vários órgãos entendem que independente do crime que tenham cometido, as mulheres em estado de vulnerabilidade social, que se encontram segregadas na Cadeia Pública Vidal Pessoa e Presídio Feminino Compaj, precisam ter seu estado de direito resguardado. O relatório do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, realizado nos presídios de Manaus em 2010, aponta falta de medicamentos, camas, vaso sanitário, além de assistência médica e odontológica. 

A deputada Conceição Sampaio, disse que mais uma vez a Casa Legislativa foi chamada para participar dessa discussão, cuja solicitação foi feita pela Comissão da Mulher Advogada da OAB, que está desenvolvendo o projeto “Humanizar para Ressocializar”.
Conceição avalia que é preciso fazer com que essa mulher pague com sua liberdade o crime que cometeu, mas que tenha as garantias institucionais. No caso das presidiárias que tiverem filhos no presídio, a deputada disse que é preciso ter uma sala para amamentarem seus bebês. 


 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: detentas, Jurídico, mutirão, saúde, Manaus, Amazonas

+ Amazonas