Deputado visita mina de potássio na Vale em Sergipe e conhece a planta de licença ambiental
O presidente da Comissão de Geodiversidades, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas e líder do governo, deputado Sinésio Campos (PT) comandou a visita oficial a mina de cloreto de potássio “Taquari-Vassouras”, no município de Rosário do Catete, em Sergipe. A jazida é a única do Brasil em operação desde 1986 de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce, produz em média 560 mil toneladas do minério por ano e atende apenas 10% da demanda nacional.
A viagem à Sergipe faz parte da programação da agenda de atividade das Audiências Públicas – Potássio, uma realidade do Amazonas para o Brasil e do Fórum dos Municípios Mineradores e Exploradores de Petróleo e Gás. Os encontros veem sendo realizados desde março pela Comissão de Geodiversidade e já percorreu os municípios de Nova Olinda, Autazes, Borba, Silves e Itapiranga. No próximo dia 17 de junho, a reunião acontecerá em Nhamundá (a 383 Km de Manaus).
De acordo com Sinésio Campos, o objetivo da visita é conhecer o processo de exploração do cloreto de potássio em uma profundidade de 650 metros e, principalmente, o modelo de planta elaborada pelos órgãos ambientais de Sergipe para a autorização da licença de exploração do mineral componente do NPK (nitrogênio, potássio e fósforo). O fertilizante é utilizado na correção do pH do solo na agricultura e pecuária, o qual o Brasil importa 92% do Canadá, Rússia e Bielorrússia.
O deputado informou que, a partir de agora, os representantes dos órgãos ambientais do Amazonas, como o Ipaam e o Idam, começam a trabalhar uma proposta de licenciamento para o projeto de exploração do potássio no Amazonas, mais especificamente no município de Autazes. “A visita é de grande importância para todo o povo do Amazonas. As questões ambientais estão sendo analisadas com muito cuidado e a orientação do governador Omar Aziz é esclarecer todas as etapas do processo de exploração do mineral”, disse.
O secretário geral do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte, afirmou que a exploração mineral no Amazonas faz parte de um plano estratégico do Governo Federal para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. A declaração foi feita durante a 5ª Audiência Pública – Potássio, uma realidade do Amazonas para o Brasil, promovida pela Comissão de Mineração, no município de Itapiranga (a 227 Km de Manaus).
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil