Deputado pede aumento de repasses do Governo Federal para a saúde do Amazonas
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Luiz Castro destacou a necessidade de o Governo Federal aumentar os repasses para a saúde no Amazonas.
Segundo o parlamentar, a situação se agravou no governo petista. “A saúde está a dever aos cidadãos e a participação do governo do PT tem diminuído a cada ano na saúde. O governo do FHC investia mais do que o governo dito ‘popular’ do PT na área de saúde. Enquanto se aumentou o investimento na área social, diminuiu o da área da saúde”, analisou.
O deputado Wilson Lisboa, reforçou o discurso do parlamentar. “O governo federal tem de participar com uma parcela mais significativamente, porque é muito caro custear médicos, porque no mínimo o que se precisa para atender a população são profissionais de quatro especialidades básicas: clínica médica, pediatria, cirurgia e gineco-obstetrícia”, declarou.
Interiorização de médicos - Exemplificando o Canadá, que conseguiu interiorizar a saúde até nas áreas mais frias e distantes, Castro afirmou ser possível interiorizar a saúde também no amazonas, com a criação da carreira de estado de médico. “O governador está em seus últimos meses de gestão e precisa deixar uma política mais efetiva de saúde porque o programa Mais Médicos não é uma solução definitiva. Porque não implementamos uma política definitiva, como a carreira de médicos?”, questionou.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas