Compartilhe este texto

Deputado exalta produção de abacaxi em Itacoatiara

Por Portal Do Holanda

13/08/2013 16h43 — em
Amazonas



Os 73 milhões de frutos de abacaxis produzidos anualmente pelos produtores de Novo Remanso e Engenho, ambos em Itacoatiara, foram destacados pelo deputado estadual Sidney Leite, que afirmou que o fruto é conhecido fora do Estado do Amazonas. 

Segundo o parlamentar, os produtores de abacaxi das vilas de Novo Remanso e Engenho são apontados como referência na produção e produtividade da fruta para todo o interior amazonense. Além de abacaxi, produzem também mamão, banana e pimenta.

Sidney Leite parabenizou o compromisso do governador Omar Aziz e o vice-governador José Melo de pavimentar a estrada que dá acesso a Novo Remanso e Engenho, bem como recuperar o sistema viário das duas vias. O anúncio foi feito na Festa do Abacaxi, realizada no último fim de semana. Os 48 quilômetros que ligam as comunidades estão tomados por buracos por causa da falta de manutenção.

Sul do Amazonas

Ao visitar a região Sul do Amazonas, especificamente o assentamento São Francisco, situado no município de Canutama, divisa com o Estado de Rondônia, Sidney Leite recebeu várias reclamações dos produtores que clamam pela presença do poder público estadual. 

Sidney disse que está na hora da Assembleia discutir com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária um novo modelo de assentamento. “Hoje se cria o assentamento e jogam os produtores no local sem fazer acompanhamento algum, além de não oferecer infraestrutura e logística, deixando pessoas isoladas, com estradas sem o mínino acesso”, denunciou.

Na opinião do deputado, os produtores não têm como progredir de forma isolada; eles precisam de condições mínimas para produzir, o que requer uma política para o setor primário.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas