Deputada pede repasse integral do FTI para municípios do Amazonas

Por Portal do Holanda

26/01/2021 19h23 — em Amazonas

Deputada Mayara - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A deputada Mayara Pinheiro Reis (PP) voltou a defender, na sessão extraordinária desta terça-feira(26), o repasse integral do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas(FTI) para as prefeituras do interior. Nos dois anos em que os recursos foram repassados, 2019 e 2020, os municípios receberam mais de R$ 163,9 milhões para investimentos na saúde. 

Segundo a parlamentar, Manaus possui uma estrutura considerável na área da saúde e por isso solicitou, por meio de requerimento, que os recursos do FTI sejam totalmente destinados para os sistemas de saúde dos municípios do interior com o objetivo de aprimorar o atendimento de média e alta complexidade. Além disso, também reduzir a dependência da estrutura da saúde da capital, já que é comum que pacientes do interior se desloquem a Manaus em busca de atendimento.

“Eu defendo a ideia de que seja destinado o FTI, fundo a fundo, para que os prefeitos tenham a oportunidade de investir de maneira direta na sua alta complexidade, nas estruturas que são tão necessárias de UTI e nos municípios-pólo. Claro que a manutenção dessa estrutura tem que ser dada pelo Estado, mas a estrutura inicial pode ser feita pelo município à medida que a gente dê esse apoio. Chegou a hora dos prefeitos tomarem essa iniciativa e só essa Casa pode dar autonomia, os municípios não precisam ficar a mercê do Estado”, destacou. 

Desde o início do seu mandato, em 2019, Dra. Mayara travou como objetivo destinar os recursos do FTI para o interior do estado, o que possibilitou a renovação da infraestrutura hospitalar e salvou muitas vidas em 2020 durante a pandemia do coronavírus. Os valores foram usados para compra de insumos, EPIs (Equipamentos de proteção individual) e reforço no atendimento em diversos municípios.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas