Compartilhe este texto

Depois de quedas, índice de vacinação contra pólio melhora no Amazonas

Por Portal Do Holanda

27/04/2024 8h27 — em
Amazonas



Por Ana Celia Ossame, especial para Portal do Holanda


Mesmo que em 2023 tenha sido menor o número de crianças nascidas das que tomaram a primeira dose vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, o estado do Amazonas está entre os que conseguiram aplicar doses suficientes e necessárias para evitar a doenças nas crianças, de acordo com levantamento divulgado pelo escritório do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em Manaus.

Em 2022, foram aplicadas 76.515 primeiras doses da Pólio VIP no Estado, número suficiente para atender as 72.519 crianças nascidas nesse ano ou estavam na faixa etária indicada. 

Em 2023, quando nasceram 67.069 crianças foram aplicadas 66.961 doses dessa vacina, número quase igual ao total de crianças da faixa etária. 

A doença, erradicada no país desde 1989, pode causar tanto a morte quanto provocar sequelas motoras graves nas crianças e a queda na cobertura vacinal é motivo de preocupação com a paralisia infantil, como a doença também é conhecida. Isso porque o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Em casos muito raros, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.

A oficial de Saúde e Nutrição do Unicef em Manaus, Neideana Ribeiro, destaca que nesta em que é celebrada a Semana Mundial da Imunização, esses dados trazem boas notícias dos avanços na imunização infantil.

De acordo com ela, ainda que em 2023 tenha sido menor o número de crianças que não tomou a vacina, os dados são animadores e é importante o envolvimento da assistência social das administrações municipais para fazer a busca dessas crianças não imunizadas.

“É preciso compromisso do Estado, do pais e envolver assistência social para encontrar as crianças que não estão sendo imunizadas. É preciso parcerias, que se faça uma força tarefa para apoiar os municípios nessa busca”, disse a oficial. 

Para o Unicef, esses dados comprovam a retomada da imunização infantil no País, mas ainda é preciso avançar. O órgão sugere um esforço intersetorial, unindo Saúde, Educação e Assistência Social para melhorar ainda mais esses índices.

Com base em dados coletados do Ministério da Saúde, o Unicef mostrou que em 2022, 243 mil crianças das 2,56 milhões nascidas no Brasil não receberam a vacina, enquanto 2,32 milhões receberam as primeiras doses da Pólio (VIP).

Já em 2023, esse dado melhorou: um total de 152,5 mil crianças das 2,42 milhões de crianças no Brasil não foram vacinadas, enquanto 2,27 milhões receberam as primeiras doses da Pólio Injetável.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas