Compartilhe este texto

Defesa de advogada foragida quer impedir divulgação do caso pela imprensa

Por Portal Do Holanda

14/05/2013 7h35 — em
Amazonas



A advogada Syrslane Ferreira Navegante Santos, que teve mandado de prisão expedido pela juíza Carreen Aguiar Fernandes, da 7ª Vara Criminal,  mas continua foragida, ingressou com petição na Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas requerendo a decretação do segredo de justiça para o caso e reiteirando pedido do habeas corpus.

O relator da matéria, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, ainda não se manifestou a respeito do pedido, que tem o objetivo de evitar a divulgação do caso na imprensa.

A advogada  é acusada integrar a quadrilha comandada por Maria Silma Lima Braga, Cláudio Jean Lima Sombra e pelo tenente coronel da Polícia Militar Berilo Bernardino de Oliveira, presos no dia 24 do mês passado na “Operação Gaia – Deusa da terra” - desencadeada pela Polícia Civil.

Para conseguir o segredo de justiça, o advogado Félix Valois  alega que no pedido anexo encontram-se  documentos dos autos principais em trâmite na 7ª Vara Criminal, os quais estão sob sigilo. Ele acusa a Pol[icia ter vazado informações sigilosas para a imprensa.

A quadrilha da qual Syrslane Ferreira  é apontada como integrante é acusada de vender terrenos de invasões em Manaus, falsificar   documentação, promoverestelionato e crimes contra a administração pública.

Operação Gaia

No dia 24 do mês de março policiais civis e militares desencadearam “Operação Gaia  com o objetivo de desmantelar uma quadrilha que vendia terrenos nos em loteamentos Águas Claras, Parque das Garças e Água Rica, na Zona Norte de Manaus, esquentava documentações e praticava crimes contra a administração pública.

Foram mais de nove meses de investigações. O  delegado do caso  representou pela prisão preventiva de 20 integrantes da quadrilha e também solicitou 16 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela juíza Carren Aguiar Fernandes, da 7ª Vara Criminal.

A quadrilha apresentava as vítimas um documento falso, autenticado em cartório, de terras adquiridas em invasões e negociava  área de propriedade particular, popular e de área verde de Manaus.

O tenente coronel da Polícia Militar, Berilo Bernardino de Oliveira, 45, é apontado pela polícia juntamente com Maria Lima Silma Braga e Jean Cláudio Lima Sombra, que se passava por juiz federal, como os líderes da quadrilha.

Jean Cláudio foi preso em um apartemento do flat do Hotel Tropical Business, localizado no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil, Justiça & Direito

+ Amazonas